Visando conscientizar sobre a importância do sexo seguro com o uso de preservativos, a Diretoria de Saúde da Policia Militar do Estado de Rondônia lança a campanha em referência ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, cujo foco principal é a redução dos casos das doenças sexualmente transmissíveis através do uso de preservativos . Segundo a Tenente Coronel Elcia, “a responsabilidade no cuidado da saúde é de cada um através do uso de preservativos e redução do número de parceiros”.
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes e transmitidas, principalmente, por contato sexual sem um uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, manifesta por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução. Outras, contudo, têm tratamento mais difícil ou podem persistir ativas, apesar da sensação de melhoras relatada pelos pacientes. Destacamos a importância de consultas periódicas ao médico.
Rondônia tem 4.266 casos de HIV/Aids, dos quais 88 são de crianças menores de 13 anos, 2.594 de pessoas do sexo masculino e 1.760 de pessoas do sexo feminino. Em 10 municípios concentram-se 90% dos casos registrados no estado. Porto Velho lidera com 2.650 casos confirmados, Vilhena com 309, Ariquemes com 261, Ji-Paraná com 228, Cacoal com 149, Guajará-Mirim com 88, Rolim de Moura com 68, Jaru com 51 e Ouro Preto do Oeste com 49 casos. Os dados referem-se até o dia 1º de março deste ano.
Foto arquivo Cecoms
Jornalista Lenilson Guedes