Logo após realizarem o momento cívico com toda a escola, onde cantaram os hinos nacional e do estado de Rondônia, os policiais militares da Força Tática fizeram uma exposição dos materiais utilizados pelas forças policiais durante sua atuação, como coletes balísticos, armamentos letais e não letais, escudos táticos, capacetes, entre outros. Já o Sgt Ezequiel realizou uma palestra para a garotada informando quando e quais materiais são utilizados nas mais diversas situações do serviço cotidiano e extraordinário da PMRO. Com a ajuda da guarnição fez uma demonstração do uso de algemas, escudo, capacete e bastão tonfa e ainda paramentaram alguns alunos com todo o equipamento para aumentar a proximidade e a sensação de realismo dos alunos com o serviço policial.
O sargento PM Dirane ainda realizou competições de corrida de saco, cabo de guerra e ainda corrida de colher com ovos. Todas essas atividades são um incentivo ainda maior para a prática esportiva entre os alunos e sempre fazem sucesso com toda a garotada.
Os alunos ficam muito animados e eufóricos com a presença da PMRO, que somente esse ano realizou seis visitas à escola. A estudante Jeane da Cunha Frutuoso, de 14 anos, disse em entrevista que sua visão do trabalho da polícia militar mudou muito depois de conhecer os policiais do NPC. Disse que gosta muito das palestras que eles fizem sobre o uso de drogas e que estão fazendo o momento cívico. Informou ainda que está aprendendo os hinos nacional e do estado por causa da hora do hino que a diretora está fazendo e que a PM sempre faz quando vai na escola.
A Diretora Francicléia Noé de Almeida, grande parceira e incentivadora das visitas, disse que todos os alunos gostam muito das visitas e das palestras que os Policiais realizam, e que apesar da escola ser pequena (210 alunos) e estar localizada em uma comunidade calma, acredita que prevenir e informa-los sobre os perigos do uso de drogas lícitas e ilícitas é o melhor caminho para evitar que eles sejam atraídos para os vícios. Falou ainda que a parceria como NPC é muito proveitosa para a escola. Externou que gostaria de visitas mais frequentes e que seu maior desejo é que seja implantando na unidade escolar o projeto Aluno Chefe de Turma, que está em fase de implantação na escola Bela Vista.
Não existe distância
Para o sargento PM Dirane e cabo PM Macedo, ambos do NPC, falaram que apesar da distância e das dificuldades existentes, a escola José Freitas continuará sendo assistida pela PMRO e estará mais um ano na programação de visitas regulares e será contemplada sempre pelas palestras e atividades realizadas pela equipe. Informa ainda que até o final do mês retornarão com mais palestras educativas e atividades cívicas e de ordem unida.
PMRO – Instrumento de Paz
Texto: Soldado PM César
Fotos: Soldado PM César