Resultados
Durante os dias da Operação mais de cem veículos/condutores foram abordados, no que resultou em 29 pessoas, entre elas 23 homens e seis mulheres, conduzidas pelo crime de embriaguez na direção, conforme artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB,conforme artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB. E mais de 30 veículos removidos ao pátio do Detran devido a irregularidades.
Além dos 29 condutores flagrados pelo crime de embriaguez na direção, mais 15 condutores foram autuados/multados por embriaguez na direção, porém não foram conduzidos devido estar abaixo do limite que incide crime que é de 0,33mg/l.
A Operação também recuperou uma motoneta com placa de Guajará-Mirim modelo C100 Biz que constava no sistema restrição de furto/roubo.
A Lei Seca (nome popular dado a Lei nº 11.705/2008, que modificou o CTB) foi criada com intuito de diminuir os acidentes de trânsito provocados por condutores alcoolizados.
De acordo com o CTB, as penalidades para quem dirigir embriagado é de infração gravíssima; multa no valor de R$ 2.934,70; suspensão do direito de dirigir pelos próximos 12 meses – em caso de reincidência, o valor da multa é dobrado. Também estarão sujeitos ao pagamento da multa os suspeitos que se recusarem a fazer o teste com o etilômetro (bafômetro), que apresentarem sinais de embriaguez.
Fonte: 7º BPM e relatório Detran
Fotos e Texto: Comunicação 7°BPM – Soldado PM Dos Anjos
Jornalista Lenilson Guedes