Ação Policial
Após chegar a propriedade particular indicada pelo denunciante a equipe de Patrulha Ambiental constatou a existência de uma serraria tipo “Pica-Pau” que funcionava de forma clandestina. A madeira era proveniente da reserva legal da propriedade e transportada com o uso de trator pertencente a uma associação de moradores da região.
Além da madeira em toras “in natura” e serradas foi encontrado também grupo gerador, quadro de energia, correntes, cabos de aço e um trator.
O denunciado, F. G., negou possuir licença do órgão ambiental competente para realizar tais serviços, confirmou o uso do trator para realizar o transporte das madeiras e que as armazenava aos fundos da residência dele.
Ao todo foram localizados 11 pacotes de madeiras serradas e desdobradas em vigas, tábuas, pranchas, caibros de várias essências florestais, que totalizaram a volumetria de mais de 20 metros cúbicos.
Crime ambiental
Após a constatação dos fatos, o proprietário do lote foi informado sobre a prática de Crime Ambiental pela observância da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal Nº 9.605/98), além de serem lavrados Autos de Infração previstos pelo Decreto Federal 6.514/2008, como medida administrativa.
As madeiras em toras, o grupo gerador e a serraria foram apreendidas, tendo o denunciado e proprietário do referido imóvel rural permanecido como fiel depositário.
A Secretaria de Obras do município de Colorado do Oeste ficou como fiel depositária do trator e das madeiras serradas. Foi dada voz de prisão ao agente, que foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil do município.
Texto e fotos: Assessoria do 3º BPM
Soldado PM Sandra Belli, Jornalista