Em nome do diretor geral do SAAE, Arijoan Cavalcante dos Santos, a primeira palestrante, Sueli Santana Magalhães, diretora do Departamento de Planejamento e Projetos ressaltou a importância da separação de resíduos secos e resíduos úmidos com o objetivo da mudança de hábitos por parte da população Vilhenense. “A melhor forma de cuidar do lixo e da saúde é fazer a separação correta dos resíduos sólidos com a reciclagem de papéis, vidros, plásticos e metais, que podem ser reutilizados dentro de casa ou mesmo doando-os para cooperativas na cidade para gerar emprego e renda aos catadores e recicladores”, explica Sueli.
A palestrante explicou sobre planos e programas municipais que tem como escopo contribuir para a preservação do meio ambiente. Também apresentou soluções ecológicas com produtos reciclados como o copo feito de mandioca e o tijolo produzido com vidro, além de apresentar a campanha “Adote um copo”, em que funcionários usam copo e xícara personalizados da empresa ou órgão, evitando assim a utilização de descartáveis.
O segundo palestrante, Paulo de Lima Coelho, diretor do Departamento de Resíduos Sólidos, com o apoio das assistentes técnicas Érica Caçula e Luciane Regert, explanou a temática sobre Coleta Seletiva, apresentando como exemplo os pontos de coletas de materiais eletrônicos inutilizados espalhados em vários pontos em Vilhena.
Descarte adequado
Resíduos secos (recicláveis) são plásticos, vidros, papéis, metais. O descarte correto, segundo os membros do SAAE, é limpar e amassar as embalagens, pois é imprescindível para o trabalho dos recicladores. Os vidros deverão ser separados dos outros resíduos e os quebrados devem ser embalados em jornal ou caixas.
Redíduos úmidos (orgânicos compostáveis) são restos de comidas, folhagens, cascas de legumes, frutas e pó de café. Exemplos de lixo não compostáveis são papel higiênico usado, lenços descartáveis, fraldas, absorventes, cotonetes, carrição da casa, madeiras, papéis engordurados e bitucas de cigarros. Remédios vencidos deverão ser entregues nos postos de saúde mais próximos de suas residências e nunca jogar nos vasos sanitários (usar sacolas separadas). Nunca devem ser jogados pó de café e óleo usado na pia da cozinha.
Texto e fotos: Assessoria do 3º BPM
Soldado PM Sandra Belli, Jornalista