Com um cronograma de palestras que envolveram temas como Educação Assistida por Animais, Benefícios Fisiológicos da Interação Homem/Animal, Equoterapia, entre outras, os participantes puderam aprender mais sobre esse tema relevante que traz inúmeros benefícios para a sociedade que precisa de assistência.
Em um determinado momento do Curso, crianças que estavam internadas na ala pediátrica puderam interagir com os animais. Segundo a presidente da ONG, Vera Abruzzini, há estudos indicando que 15 a 20 minutos de contato com animais já relaxa, baixa a pressão arterial e melhora o humor das pessoas. Assim sendo, a melhora no estado dos pacientes é facilmente perceptível.
Na cidade de Cacoal o 4º Batalhão de Polícia Militar já desenvolve atividades de Terapia Assistida com animais junto às pessoas que residem na Casa de Acolhida São Camilo, bem como com crianças que estudam no Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal (CERNIC). Para as policiais que participaram do curso, todo o conhecimento lá adquirido irá somar com as técnicas já desempenhadas e que têm demonstrado relevantes melhorias com as pessoas assistidas.
A ida e participação no evento foi possível devido o apoio de parcerias como a Nutrizon e colaboradores como a UNESC, Construtora Mosaico, Plano da Economia, Posto Machadão, Distribuidora Piarara, Revestir Prime, Posto Dias, Lojas 3 Irmãos, Bidu Brasil e policiais do 4º Batalhão.
Fonte e fotos soldado PM Priscila
Jornalista Lenilson Guedes