Segundo as vítimas todos estavam encapuzados e de forma violenta, chegaram ao local e cercaram a residência. Ao chegar ao imóvel Osmar A. S., foi agredido pelo bando com várias coronhadas na cabeça. Os criminosos determinaram que a vítima e sua família saíssem da terra. Em caso de descumprimento, voltariam para mata-los. Os policiais militares realizaram diversas diligências, com o objetivo de localizar os autores do crime.
Acampados
Os policiais militares encontraram a aproximadamente 5km do local aonde estavam, o acampamento dos elementos. Após três indivíduos perceberem a chegada da Guarnição policial, os mesmos tentaram empreender fuga pela parte de trás do acampamento. Sendo assim, foi devidamente realizado o cerco policial no local indicado, momento em que a guarnição visualizou dois elementos armados. Um estava com uma arma longa, e outro com um revólver calibre 38, sendo que ao avistarem os policiais, eles tentaram esconder os armamentos.
Revista
No barraco a Polícia Militar encontrou três espingardas e uma bolsa contendo várias munições. Por onde os acusados tentaram sair, a PM localizou mais uma espingarda e um revólver cal. 38. Ainda no local foram encontradas duas “tocas ninjas” que os mesmos utilizavam no momento que entraram na fazenda, dois rádios transmissor utilizado para se comunicar, e ainda algumas peças de roupas camufladas.
Munições
11 munições cal.20; seis cal.32; quatro munições cal.28; 13 cal .38; uma cal.30; um tubo de pólvora; uma câmera digital de marca Sansung; um porta carregador de pistola; um par de luvas; uma motosserra que possivelmente era utilizado na derrubada de árvores para obstruir a entrada policial no local.
Motos
A PM encontrou ainda motocicletas. Todas sem placas e as características batiam com as informadas pelas vitimas, que eram utilizadas para realizar esse percurso diariamente até o local das terras invadidas.
Atiraram contra a PM
Segundo o Boletim de Ocorrências os policiais militarem foram buscar uma veiculo maior para recolher as motocicletas, porém quando retornaram foram recebidos a tiros pelos elementos que se encontravam no acampamento e, de imediato responderam a injusta agressão, atual e eminente.
Fuga e ameaça
Os elementos empreenderam fuga no mato. No rastro foram encontrados três cartuchos deflagrados de calibre 12 e 10 de calibre 38, utilizadas pelos elementos que empreenderam fuga, após troca de tiros com a guarnição do GOE. Um dos veículos utilizado pelos dois conduzidos foi reconhecido pelas vitimas, pelo roubo de hoje e ainda pelas ameaças contra o Sargento PM Carvalho comandantes do GP de Cujubim. “repassem ao sargento Carvalho que se o mesmo continuar na cidade iremos matá-lo”, ameaçaram os elementos.
Presos
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos três elementos presos anteriormente, pelos crimes de Roubo a residência, utilizando-se de arma de fogo, porte ilegal de arma de fogo, ameaça e descumprimento de ordem judicial. Foram lidos seus direitos constitucionais e apresentados na Delegacia de Polícia Civil para o devido registro de ocorrência policial.
Armas
Um revólver calibre 38, Nº 400972, que se encontrava de posse do conduzido Matias. Uma Espingarda calibre 32 (sem numeração aparente), encontrava-se na posse do Conduzido Cleiton e mais uma Espingarda calibre 20, Nº L21554. Outras duas duas Espingardas Calibre 28 (sem numeração aparente), foram apreendidas.