Polícia Militar de Rondônia

Coronel PM Lisbôa deixa direção da DAAL e passa a reserva remunerada

apassagem passagem

Para o coronel Clairton, -ao meio – o trabalho do coronel PM Lisboa é exemplo para os que ficam. O oficial PM que ora deixa a caserna e passa a reserva remunerada, continuou ele, teve uma conduta franca, aberta aquele que tem a função de decidir e sempre possa fazê-la sem nenhum embaraço.  Ao capitão PM Henrique que assume a DAAL, a responsabilidade é grande, porém “sabendo de sua capacidade administrativa e esperamos que seus novos desafios sejam cumpridos com as inovações que serão implementadas.apassagem lisboafalando

Ao deixar a Polícia Militar o coronel PM Lisboa agradeceu a todos pelos longos anos de convívio “dos melhores de minha vida”. Ele ressaltou a importância da família, – presentes às despedidas, a esposa, aluna a sargento PM Elizabeth e filha – ,  na difícil tarefa de compreender as ausências para que o profissional da Polícia Militar de Rondônia  possa desempenhar da melhor maneira possível a missão de servir e proteger a sociedade rondoniense. Na dura realidade da vida, é preciso ter coragem e discernimento para trilhar o caminho dos justos, busquei sempre a lealdade, os ensinamentos paternos, esclareceu ele, para assegurar que por sua carreira profissional, “combateu o bom combate, deixa a carreira, guardando a fé”.

Coube ao coronel PM Fábio, da Coordenadoria Administrativa, o elogio consignado ao coronel PM Lisboa.  Segundo o documento,  desde o ingresso na Corporação em 6 de março de 1995 e, após concluir o Curso de Adaptação de Oficial PM, em novembro de 1995, o tenente PM foi classificado no 3º BPM, na cidade Vilhena, tendo servido naquela Unidade até o ano 2000, exercido, entre outras funções, o comando da 1ª Companhia de Policiamento Ostensivo e chefiado o Serviço de Inteligência do Batalhão. Em 2000, movimentado para o 6º BPM, na cidade de Guajará-Mirim, onde serviu por aproximadamente dois anos, comandou a 1ª Companhia de Policiamento Ostensivo.

 apassagem celfabio

Cel Fábio

Em 2002, foi movimentado novamente para o conesul do Estado, tendo comandado a 2ª Companhia de Policiamento Ostensivo do 3º BPM, em Colorado d’Oeste. Em 2003, foi transferido para o 4º BPM, em Cacoal, tendo comandado a 1ª Companhia do 4º BPM e chefiado a Seção Operacional, onde se destacou na implantação da Polícia Comunitária, tendo o Batalhão recebido o Prêmio Motorola.

Em 2004, como Capitão, retornou à Capital para realizar o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. Após o Curso, foi classificado na Diretoria de Ensino. Em Porto Velho, serviu ainda em diversas OPMs: Corregedoria, 1º BPM, com destaque para o período de quatro anos que comandou a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito, tendo realizado a celebração de convênios e também reformas e ampliações das instalações físicas do quartel da Companhia Independente de Policiamento de Trânsiton. Após, chefiou o Centro de Informática e, por fim, Diretor da Diretoria de Apoio Administrativo e Logístico, sua última função no serviço ativo.

Dentro da carreira policial militar, o coronel PM Lisboa galgou todos os postos, tendo realizado vários cursos nas áreas de polícia comunitária, manutenção de viaturas, instrutor Proerd, além do Curso Superior de Bombeiro Militar, entre outros.

Medalhas

apassagem lisboa falando

O coronel Lisboa também foi condecorado com as medalhas: Mérito Policial Militar, Dedicação Policial Militar 1º e 2º decênios, Imperador Dom Pedro II, Mérito Forte do Príncipe da Beira, Comenda Jorge Teixeira de Oliveira, Mérito do Ensino da PMRO, Jubileu de 40 Anos da PMRO, Mérito Batalhão Rondon e Mérito do Colégio Tiradentes da PMRO.

Oficial com elevado senso de responsabilidade, dedicado, desenvolto, leal e possuidor de extrema consideração por parte não apenas dos superiores, mas também dos seus pares e subordinados e alunos dos Cursos que Coordenou e foi instrutor. Soube o coronel PM LIsboa, durante o período em que serviu à Corporação e ao Estado de Rondônia, desenvolver com elevado grau de profissionalismo suas tarefas.

Exemploapassagem placadaal

Homenagens da DAAL servidora civil Maria Pacheco representou os colegas militares e civis

apassagem placas

Homenagem da ASOF – Associação dos Oficiais PMs e Bombeiros Militares

Segundo o elogio, o Oficial como pessoa é da mais alta confiabilidade, que por diversas vezes abriu mão de folgas e do convívio familiar, quando convocado ou por iniciativa própria, com o objetivo de manter sempre em ordem os trabalhos sob sua responsabilidade. Policial militar voluntarioso que soube também atender, concomitantemente, diversas outras missões, sem, contudo, comprometer suas atividades principais, tudo de forma muito inteligente e equilibrada.

 

Posso afirmar, disse o coronel PM Fábio  que o Coronel Lisboa, pela sua excepcional capacidade de trabalho, muito auxiliou seus superiores para exercício de suas tarefas. Desejo sinceramente que Deus o proteja e a seus familiares, abençoando sempre os seus propósitos de luta e aperfeiçoamento tanto na vida profissional como familiar.

Novo Diretor da DAALapassagemhenrique

O capitão PM Henrique da Silva Barbosa, ingressou na Polícia Militar de Rondônia em  2010. Técnico em Processamento de Dados pelo Instituto Federal do Pará, graduado em Física pela Universidade Federal do Pará, possui especializações em Ciências Forenses pela Polícia Federal no CESUPA, MBA em Gestão de Pessoas.

Cursos militares já realizados, Curso de Introdução a Atividade de Inteligência, Fundamentos da Mediação para a Defensoria Pública, Extensão Universitária em Curso de Especialista em Mediação Policial, Licitações e Contratos, Resolução de Conflitos Agrários, Balística Forense Aplicada, Curso de Patrulhamento em Ambiente Rural, Uso Progressivo da Força e Uso de Técnicas não Letais, Operações Especiais, Curso de Salvamento Aquático, Curso de Mergulhador Autônomo Policial, Curso de Paraquedista Operacional, Estágio de Explosivista Operacional, entre tantos outros.

O novo diretor da DAAL já coordenou o IV e V Curso de Operações Especiais, Instrutor do Curso de Operações de Choque – 1ª e 2ª Edição, Palestrante no Congresso Ibero Americano de Mediação Policial na Espanha, Instrutor do Curso de Unidades Especializadas de Fronteira – PMRO, Subcomandante da COE, Comandante do GATE da COE, Subcomandante e comandante da 3º Companhia de Policiamento Ostensivo em Ouro Preto do Oeste e Oficial do Exército servindo na 15ª Companhia de Polícia do Exército em Belém.

apassagem prettz

apassagem presentes

apassagem daal

Fotos soldado PM Raicinaluz

Jonalista Lenilson Guedes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *