O comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Ênedy Araújo participou na sexta-feira, 28, no teatro Banzeiros, em Porto Velho, da solenidade de entrega de Certificados aos participantes do Estágio e destacou que a prevenção é o objetivo principal de seu comando, visando a diminuição das ocorrências no Estado.
“Não basta termos viaturas ostensivas para atendimento as ocorrências. Se não trabalharmos a prevenção, nunca daremos conta do aumento da criminalidade”.
Quarenta mil
De acordo com os organizadores, com a atuação desses novos instrutores habilitados, a Polícia Militar em Rondônia terá a capacidade de formação de mais de 40 mil crianças, adolescentes e adultos por ano, com os diversos currículos do Proerd.
Projeto 100%
O projeto Proerd 100%, tem como meta atingir 100% do público alvo: alunos do 5º e 7º anos do ensino fundamental. O comandante da Corporação coronel PM Ênedy está engajado para o cumprimento dessa meta já no ano de 2017, mas para que isso se torne realidade é necessária a participação de outros órgãos, a exemplo da Secretaria de Estado da Educação e secretarias municipais de educação, que são responsáveis pela confecção do material didático e logístico para que os instrutores do Proerd possam atuar em sala de aula.
Parceiros
Além desses parceiros, a Polícia Militar também recebe ajuda fundamental para continuidade do programa, da Escola do Legislativo, Associações Comerciais, deputados estaduais que por meio de emendas parlamentares incrementam a atuação com a aquisição de veículos e equipamentos áudio visuais.
Os novos instrutores
Os novos instrutores atuarão em mais de 20 municípios do Estado. As maiores e menores cidades serão atendidas, e em alguns casos as regiões indígenas também. Todo esse esforço é com objetivo de alcançar as crianças antes que os traficantes o façam, tornando mais difícil a recuperação e reinserção a vida normal em sociedade.
Major PMRJ Lima
Metodologia
A metodologia do programa para realização nas Escolas consiste em 10 semanas de curso, em que o instrutor do Proerd aplica as lições do programa uma vez por semana, fardado, fazendo também o policiamento ostensivo nas escolas atendidas. Durante as aulas, é utilizado o livro do estudante, que contem informações úteis para auxiliar aos alunos a aprenderem a tomar decisões seguras e responsáveis, dizendo não às drogas e à violência.
Compromisso
Ao final do Estágio, os alunos participam de uma formatura, em que fazem o compromisso de permanecerem longe das drogas e da violência. A família é convidada e tem papel importante na continuidade da educação dos filhos. Os alunos recebem uma camiseta e o boné do Proerd, bem como um Certificado de participação no programa.
As famílias comparecem em massa, os alunos ficam com a cerimônia em suas memórias, sendo um momento marcante para todos os participantes. “Hoje já temos antigos alunos do Proerd que se tornaram policiais, e que almejam também se tornarem instrutores do Programa na Corporação”.
O Proerd em Rondônia
O Estado de Rondônia, disse o coordenador estadual do Proerd, capitão PM Antunes, conta com um total de 70 instrutores do Proerd (sem os formados hoje, 28 de abril de 2-017) oito na capital e 62 distribuídos em 32 Municípios).
No período do 1º semestre de 2000 até o ano 2016, foram atendidas pelo Programa aproximadamente 234 mil crianças com o Programa.
Proerd – atualização
O Estado de Rondônia e o 2º a aplicar o novo currículo Caindo na Real. No 1º semestre de 2014 a Coordenadoria Estadual do Proerd fez uma atualização com todos os instrutores do Estado de Rondônia, e no 2º semestre de 2014 deu-se inicio ao currículo caindo na Real onde foram atendidos mais de 8 mil alunos da rede Estadual e Municipal do estado de Rondônia.
Este currículo é aplicado durante (10 semanas) onde é apresentado o modelo tomada de decisão do PROERD, que através de quatro passos possibilita o aluno a refletir sobre o processo decisório e a fazer suas escolhas positivas e resolver seus problemas com responsabilidade.
Aborda também temas como conversa em família, buscando com isso a maior participação dos pais no processo de aprendizagem de seus filhos, o Bullying, as suas consequências, o uso de drogas e a pratica de violência.
Dez mil
No ano de 2016 foram atendidos aproximadamente 10 mil crianças e adolescentes em todo o Estado. A meta para o ano de 2017 é passar dos 40 mil atendimentos, ultrapassando assim os 270 mil atendimentos desde o segundo semestre do ano 2000 até o final do ano de 2017, 300 mil até o final do ano de 2018.
Tenente coronel PM Lisbôa na entrega de Certificado a um dos participantes.
Novos formandos
Fonte Proerd
Fotos Soldado PM Edleusa
Jornalista Lenilson Guedes