Independente das suas causas (boas, como o nascimento de um filho; ou ruins, como enfretamento do luto), o modo como o sujeito interpreta e reage às experiências estressantes é que pode criar uma resposta de estresse e possíveis transtornos mentais.
A exposição prolongada ao estresse está associada ao desenvolvimento de uma série de doenças, como câncer, depressão, diabetes e hipertensão, as quais gradualmente podem incapacitar o policial.
Pesquisas apontam que a saúde mental do policial militar favorece o manejo adequado de eventos estressantes da carreira, diminuindo a influência de fatores de risco destes. Também auxilia na ampliação da qualidade de vida, melhorando seu desempenho profissional, convívio familiar e autoestima.
A fim de potencializar a saúde mental do policial militar, o SEASSO/PMRO disponibiliza oportunidade de aprender técnicas de manejo e redução de estresse, visando melhorias em sua saúde e no seu desempenho profissional, por meio de treinamento estruturado de 12 horas (carga horária).
O projeto intitulado Manejo de Estresse Policial: Prevenção e Treinamento está dividido em três momentos distintos, com 4 horas de duração cada um, nos quais ocorrerá informes sobre estresse, aplicação de questionários, prática de técnicas variadas de relaxamento, formas de administração do estresse no trabalho, dicas de organização do tempo, e treinamento de habilidades de manejo de estresse. Ocorrerá mensalmente nas dependências do SEASSO/PMRO e as vagas serão distribuídas para as OPM da capital.
Este projeto faz parte das estratégias do Programa de promoção e Prevenção de Saúde Mental – PMS/SEASSO, implantado a partir de 2016, pelas Tenentes Psicólogas Tomazi, Alessandra e Claudia em todas as OPM da capital. Em complemento, o SEASSO realizará outras estratégias para auxiliar o policial militar a ter maior qualidade de vida diante dos desafios da carreira.
Para maiores informações, contatar a equipe do SEASSO por meio do telefone 3216-8868 ou seassopmro@gmail.com.
Foto ilustrativa
Jornalista Lenilson Guedes