Foram apontados os pontos fundamentais que nortearão todo o cronograma de ações atinentes ao tema, ressaltando, inclusive, a criação de uma rede entre Polícia Militar, Escola e outras instituições, para atuar conjuntamente.
O início das ações de conscientização da Campanha dentro das escolas se dará com a participação de policiais do Núcleo de Polícia Comunitária nas reuniões de pais e professores. O objetivo da intervenção é chamar a atenção para a necessidade de uma ação real e efetiva da família quanto ao ensino de princípios e valores morais que propiciem a formação de um cidadão para conviver em sociedade, relembrando, também, sua atribuição legal.
Devemos entender que a função da família não deve ser delegada à escola, sobrecarregando-a e impedindo-a de exercer a docência. Educar é diferente de instruir. A primeira ação quem executa é a família, deixando a instrução para os que são técnicos no assunto, os professores. Deixamos claro que estamos dispostos a, juntamente com a escola, chegar à família e inseri-la neste processo transformador, afirmou o comandante da unidade, major Rone Herton.
Fotos e fonte 5º BPM
Jornalista Lenilson Guedes