Polícia Militar de Rondônia

5° BPM lança campanha “Educação vem de berço!”

lançamen

A família é a primeira educadora, afirma o comandante do Batalhão, major PM Herton, e não podemos delegar a função que é dela para a Escola. A função da Escola é instruir matérias já previstas no currículo escolar, além de reforçar o que, em tese, a família já ensinou em casa. Disse o comandante que hoje a família quer delegar à Escola a sua função de ensinar os valores éticos e morais, que a criança irá carregar enquanto cidadão, para as instituições de ensino. Assim, a escola se tornou um ambiente muitas vezes hostil e não propício ao aprendizado em função dos desvios de conduta dos alunos, concluiu.

E é baseado nesse quadro da sociedade atual que o 5° Batalhão envidará esforços para juntamente com a comunidade civil organizada repensar e traçar estratégias que possam novamente fazer com que a família se volte para o processo de formação do cidadão, enfatizou a chefe do núcleo de polícia comunitária, sargento Braga. Discutir a família, não com relação aos diferentes arranjos familiares atuais, mas objetivando apenas a sua assunção de responsabilidades é extremamente necessário, afirmou a militar.lançamen

Blitz Educativa

As blitze educativas realizadas no decorrer do dia de hoje alcançaram cerca de mil e duzentas pessoas e foram recebidas de forma muito positiva pela comunidade. Muitos dos que foram abordados demonstraram surpresa diante desse novo olhar demonstrado pelo 5° BPM que se apresenta não para apenas discutir o tema, mas para ser, também, agente transformador da sociedade que tanto prima por dignidade, respeito, tolerância, solidariedade e cidadania.

Estudo Social

Das pessoas abordadas durante as blitz, cinquenta participaram de uma oficina montada no local, apresentando encenações de quadros que são causas ou consequências da negligência do núcleo familiar (violência doméstica, roubo, mendicância). O intuito de reproduzir cenas como essas é o choque. A reflexão acerca da família deve ser urgente sob pena de darmos continuidade a esse contexto que tanto incomoda, explana o soldado Malheiros.

Além de vivenciarem a experiência acima, preencheram um questionário com perguntas básicas sobre o núcleo familiar e, para o susto de muitos, o resultado denotou sério problema na relação dentro do lar.

Evidenciou-se, também, a realidade de vários modelos da família contemporânea, que não interessam para a PM, sendo objeto da campanha apenas a sua função.

Ações conjuntas

lançamento

Na manhã de ontem, quarta-feira, foi a vez de apresentar a campanha para professores, diretores e demais profissionais de educação para que sejam traçadas, em conjunto, estratégias e linhas de ação voltadas para a família.

lan

A Polícia Militar tem acompanhado as mudanças e se reinventado para se inserir no contexto e prestar um melhor serviço à sociedade. Mas não poderemos melhorar o todo se não trabalharmos juntos. Essa campanha não é da PM. Ela parte da PM,mas é para todos, finalizou o comandante do Batalhão Belmont.

lança

Fonte e fotos Batalhão Belmont

Jornalista Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *