De acordo com o comandante geral, na Capital houve queda de -32,1 % de janeiro a março comparado com o mesmo período de 2016. No Interior a variação apontou -21,9 % de redução. O Estado apresentou queda de -25,5 %. Na região do Vale do Jamari ( soma dos nove municípios) a variação apontou recuo de -41,2 %. As reduções no número de vítimas estão ocorrendo desde o início do ano em que municípios como Ariquemes e Buritis tem puxado os índices da região a patamares mais civilizados.
Em relação a Porto Velho, disse ele é necessário observar que o total de homicídios abrange todos os eventos ocorridos nos distritos. Os dados se referem à quantidade de vítimas nas ocorrências com a natureza Homicídio dolosa e eventualmente, com as naturezas comunicação de morte e morte a esclarecer, quando apontarem claramente tratar-se de um homicídio.
Tiradentes
Amigo da PM
Foram agraciados com o Diploma Amigo da PM, Elton Elena Krajewsky tendo em vias que de forma voluntária tem cedido as instalações do Clube de Tiro para a realização de instrução de nivelamento e conhecimento realizado com os policiais militares do 7º BPM, elevando assim a manutenção da ordem pública no Estado de Rondônia.
Outro homenageado foi Fernando Vilas Boas, que tem atendido de forma voluntária nas atividades sociais realizadas pelo Batalhão (treinamento, nivelamento, formatura, e confraternizações ) Valdecir Rodrigues dos Reis, de forma voluntária, tem colaborado para que a realização do patrulhamento fluvial do 7º BPM tenha sempre solução de continuidade, elevando assim a manutenção da ordem pública no Estado de Rondônia. Os homenageados têm contribuído para o aprimoramento, a eficiência e efetividade dos trabalhos da Policia Militar no Estado de Rondônia.
Aspirantes a oficial PM
Na formatura foi lido Decreto assinado pelo governador Confúcio Moura, promovendo os aspirantes a oficial PM a 2º tenente. Eles estão lotados no Batalhão. Ricardo Ferreira de Souto, Jose Dias Neto, Marcus Vinícius Ferreira Soares, Everton Paixao Alves, Denilson Lima Gonçalves, Juliano Pereira de Miranda e Denis Patricio Neves da Conceição.
Bravura
Ao assumir o comando geral da Polícia Militar, o coronel PM Ênedy determinou o imediato reconhecimento de policiais militares que tem realizado suas missões constitucionais de forma a extrapolar o limite de atendimento ao cidadão. Além das promoções por ato de Bravura, os policiais militares são reconhecidos em formaturas em suas Unidades.
Em Ariquemes foram promovidos a cabo PM os soldados Christiano Kauling Campanini e Flávio de Souza.
Os policiais militares foram reconhecidos tendo em vista que em 11/05/2015, um caminhão utilizado por trabalhadores da empresa Concreaço da Amazônia encostou em uma rede de alta tensão no Km 14 da RO 460, recebendo uma forte descarga elétrica e permanecendo em contato com a rede.
Os Policiais Militares (de folga) que passavam na região foram abordados por um indivíduo aflito pedindo socorro e, arriscando suas próprias vidas, já que toda a aérea estava energizada, salvaram a vida daqueles trabalhadores.
Foram lidas as promoções a cabo, dos soldados PM Éder Santos Gonçalves e Marlos José Ribeiro Moraes.
Em 14/05/2015, dois criminosos roubaram uma caminhonete e levaram o proprietário do veículo como refém, fugindo sentido ao município de Monte Negro. Os policiais militares passaram a acompanhar o veículo, e após alguns quilômetros os criminosos perderam o controle da caminhonete e saíram da pista.
Naquela ocasião, os criminosos desembarcaram do veículo roubado disparando contra os policiais militares, atingindo, inclusive, o pára-brisa da viatura. Os policiais militares, utilizando-se de todo o conhecimento profissional, revidaram os disparos e conseguiram recuperar o veículo roubado e libertar a vítima sem qualquer ferimento.
Também foi lida a promoção a 3º sargento o cabo PM Reginaldo Mendes Martins.
No dia 9 de novembro de 2015, a guarnição comandada pelo então cabo PM Reginaldo, bloqueava a pista por conta de um acidente de trânsito envolvendo um caminhão Mercedez Bens.
Enquanto a guarnição aguardava o comparecimento da perícia, o condutor de uma caminhonete chocou-se contra a viatura empurrando-a contra o caminhão fazendo com que este ganhasse velocidade em razão do forte declive da via. Com o caminhão desgovernado, o cabo PM Reginaldo, corajosamente, lançou-se sobre o capô do caminhão, quebrou o pára-brisa, entrou na cabine e, em seguida, conseguiu imobilizar o veículo evitando que invadisse residências às margens da via.
E na íntegra a Ordem do Dia do Comandante Geral em relação ao 21 de Abril, homenagem ao alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
ORDEM DO DIA 21 DE ABRIL DE 2017
Este é um dia especial para as Polícias Militares do Brasil, pois comemoramos o dia alusivo a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como “Tiradentes”. Líder da Inconfidência Mineira e mártir da Independência do Brasil.
Nasceu em Minas Gerais, em 1746 e exerceu as funções de mascate, tropeiro, minerador e dentista (de onde veio o apelido), tendo posteriormente exercido a carreira militar, chegando ao posto de Alferes do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais.
Foi na caserna que Tiradentes entrou em contato com as idéias iluministas, que o entusiasmaram e inspirou a Inconfidência Mineira, a primeira revolta no Brasil Colônia a manifestar claramente sua intenção de romper laços com Portugal, marcando o início do processo de emancipação política do Brasil.
Por causa de sua coragem em enfrentar a Coroa Portuguesa, Tiradentes foi preso, condenado e morto por enforcamento, no dia 21 de abril de 1792, como forma exemplar de coibir aqueles que lutassem pelos ideais de liberdade.
Tiradentes é reconhecido como Herói e Patrono Cívico da Nação Brasileira, e o dia 21 de abril foi instituído como feriado Nacional em sua homenagem.
Patrono é uma personalidade escolhida como figura exemplar, que sintetiza as virtudes características de um segmento da sociedade, mantendo viva as suas tradições. Neste sentido, Tiradentes foi escolhido como patrono das Polícias Militares do Brasil, que se espelham na sua coragem e no seu exemplo, sintetizado em sua frase “o papel mais arriscado, quero-o para mim”.
Assim como seu Patrono, os Policiais Militares escolheram o papel mais arriscado, ao jurarem solenemente: servir e proteger a sociedade, mesmo com o risco de sua própria vida, inspirados nos ideais e exemplo de Tiradentes.
Infelizmente, alguns policiais militares sacrificaram suas vidas no cumprimento do dever. A esses heróis, as nossas mais sinceras homenagens, na certeza que serão sempre lembrados pelo destemor e a coragem que enfrentaram o perigo cotidiano, oriundo da violência.
Diante das festividades deste dia, é necessário lembrar todos os investimentos que foram realizados na Polícia Militar de Rondônia, principalmente no que tange a valorização profissional, por meio da outorga de medalhas, promoções de Policiais Militares, cursos, aquisições de viaturas e equipamentos, frutos do empenho do Governador Confúcio Moura, a quem rendemos as nossas mais sinceras homenagens de reconhecimento e gratidão.
Também agradecemos ao Vice-Governador Daniel Pereira, pelo grandioso trabalho realizado em prol da Segurança Pública. Neste sentido, destacamos as ações desenvolvidas pela Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, para fortalecer a Polícia Militar.
Em 2016, foram realizados: Curso de Formação de Soldados, Curso de Formação de Cabos, Curso de Formação de Sargentos, Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, Estágio de Habilitação de Cabos Músicos, conclusão do Curso de Formação de Oficiais e o primeiro Curso de PATAMO, totalizando 1.138 Policiais Militares treinados.
Dentro dessa perspectiva, a Polícia Militar apresentou crescimento na sua produtividade em 2016: foram 70749 ocorrências registradas; 2525 foragidos da Justiça presos; 2470 veículos recuperados; 1176 armas de fogo apreendidas. Esses números comprovam o compromisso dos
Policiais Militares com a sociedade rondoniense, trabalhando diuturnamente para garantir a segurança pública.
Parabenizamos todos os agraciados com Diploma Amigo da PM, com as medalhas de Dedicação Policial Militar, Mérito Policial Militar, aos Oficiais e Praças promovidos.
Agradecemos o profissionalismo de cada integrante da Polícia Militar, que desempenha com dedicação, a nobre e tarefa de garantir a Segurança Pública de Rondônia.
Muito obrigado a todos!
Polícia Militar de Rondônia: Instrumento de Paz!
Quartel do Comando Geral, 21 de abril de 2017.
ÊNEDY DIAS DE ARAÚJO – Cel PM
Comandante Geral da PMRO
Fotos sargento PM Sergio
Jornalista Lenilson Guedes