Abertura do Estágio de Formação de Instrutores Proerd

proerd capa

As aulas serão realizadas no Teatro Banzeiros, no centro da capital, disse o tenente PM Antunes, coordenador do Programa na PM de Rondônia.  O enceramento será dia 28 no local do Estágio.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da PM de Rondônia que tem cerca de 30 instrutores em todo Estado,proerd conta com um Centro de Treinamento para a realização de cursos de capacitação de máster, mentores e novos instrutores, que oferece aos policiais militares voluntários a formação na área de Educação Infantil, do 5º ao 7º ano.

Proerd PM Rondônia

O Proerd foi lançado em 11 de agosto de 2000 pela Polícia Militar do Estado de Rondônia, com o apoio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conen/RO) e, segundo o comandante geral da PM, coronel Ênedy Araújo, já está presente hoje, em cerca de 28 municípios do Estado e em distritos, atendendo a alunos da rede pública de ensino em Rondônia. Mais de 30 mil palestras sobre prevenção às drogas e à violência junto às escolas já foram realizadas.

240 mil crianças atendidas

proerd2

O Proerd é direcionado para crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 17 anos de idade, matriculados do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental, em escolas das redes públicas de ensino estadual e municipal. Já foram atendidas cerca de 240 mil crianças em todo Estado.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, em sala de aula para estudantes, tem os policiais militares, fardados e devidamente treinados com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma). Eles desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula de sua Escola.

proerd1

Treinamento do Proerd também capacita professores, educadores sociais, amigos da escola, pais de alunos e comunidade em geral, sobre prevenção ao crack e outras drogas; enfrentamento à violência nas escolas; bullyng; ética; direitos e deveres e cidadania. As secretarias Estadual e Municipal de Educação serão parceiras dos projetos e vão disponibilizar professores para a capacitação e desenvolvimento do programa.

Fotos soldado PM Edleusa

Jornalista Lenilson Guedes