Polícia Militar de Rondônia

5º Batalhão de Polícia Militar em nova sede

5bpm

“Tenho um verdadeiro apreço pela Polícia Militar. Porque foi aqui que comecei meus primeiros trabalhos no Estado”, disse o secretário adjunto da Sesdec delegado Luiz Roberto de Mattos, que foi oficial da PMRO. Para ele, a Política de Integração das forças policiais só vai acontecer efetivamente quando mudarem as pessoas. Hoje no Estado, com a implantação de diversas Unidades Integradas, aonde estão a PM, a PC e Bombeiros, mostra a união de combate ao crime. “Nós que somos pessoas de boa fé e que aceitamos a missão de combater o crime, temos que conceber quando se fala em integração.  Estamos aberto ao diálogo para que efetivamente a União aconteça, explicou ele.5bpmclairton

O comandante geral em exercício da Polícia Militar coronel PM Clairton Pereira da Silva, além de parabenizar aos homenageados falou do momento em que passa o Estado de Rondônia. “Apesar da crise que assola o país, especialmente quanto aos vencimentos a servidores, nosso Estado está com pagamento em dia, graças à boa administração que temos”. Agradeceu pelo ato de caridade do homenageado que salvou a vida de uma policial quando esta foi alvejada por um disparo de arma de fogo, desferido por um bandido.

Para o comandante, a mudança para as novas instalações foi muito bom para os policiais militares que terão um local em melhores condições de uso e o Estado que poderá investir os recursos aplicados na locação do imóvel, em outros segmentos sociais e na própria PM.  O coronel Clairton também informou que aguarda o início do CFSd, ainda para este ano. O Serviço Voluntário que vai ajudar na administração dos órgãos integrantes da Sesdec e Ciop – Centro Integrado de Operações Polciais , estes jovens vão ter um curso preparatório e vão somar com os serviços administrativos das Instituições de Segurança.

O coronel falou também do serviço delegado junto a prefeitura de Porto Velho. Serviço que será feito por policiais militares. Os detalhes das atividades serão informadas posteriormente. Também falou sobre o Curso de Formação de Oficiais que poderá sofrer modificações na admissão, adiantando que será como requisito um curso de bacharel em direito.

Amigo do 5º BPM

5amigodo5

O cidadão Izan Caderado, recebeu o título de Amigo do 5º BPM tendo em vista ter prestado um relevante serviço a policiais militares do 5º BPM. O título, segundo o major PM Herton, comandante do Belmont “é concedido pelo Comandante do Batalhão Belmont como forma de agradecimento a pessoas que por atitudes notáveis auxiliaram o 5º BPM ou a seus militares de maneira inconteste”.

O 5º BPM – Batalhão de Polícia Militar, subordinado a Coordenadoria Regional de Policiamento I, foi criado em 11 de agosto de 1993 e instalado no dia 14 de outubro do mesmo ano, na Rua da Beira, Bairro Lagoa. Teve sua origem na então 2ª Companhia de Polícia Ostensiva do 1º BPM, unidade que executava principalmente atividades relacionadas ao Policiamento Ostensivo Geral por médio de radiopatrulhamento.5bpmhertonfalando

Seu símbolo foi criado em 3 de julho de 1995 pelo cabo PM Juarez Caracará de Miranda. Seus lemas, Segurança, Profissionalismo e Eficiência, foram sugeridos pelo então 1º tenente PM Ênedy Dias de Araújo, – atual comandante geral da PMRO – e durante formatura foi sugerido pela tropa a denominação de Batalhão Belmont, uma homenagem a um dos lagos mais importantes da bacia do Baixo Madeira.

O 1º Comandante do Batalhão foi o major PM Wagner Wilson Moreira Borges, que permaneceu no comandante desde a inauguração até o dia 9 de janeiro de 1995, desde então já passaram pelo comando do Batalhão Belmont 13 comandantes.

Resultado

Em sua fala o major PM Rone Herton apresentou os números de ocorrências registradas pelo Batalhão no primeiro trimestre do ano 2017.  Foram apreendidas 60 armas de fogo, recapturados 236 foragidos da Justiça e recuperados 217 Veículos procedentes de furto ou roubo.

Nesse contexto, foram destacadas as guarnições comandadas pelos sargentos PM Eugênio e Vaz, cabos PM Leonilson, F.Lima, Santos, Wanderley e Rodrigues, Soldados PM Sandro, Marques e Sindomar que em muito ajudaram para esta produtividade policial.

 “Arma de fogo apreendida jamais retornará para as mãos dos Bandidos”, destacou o Comandante do 5° BPM, Major PM Herton. Em Outra ocorrência destaque, uma guarnição do distrito de Jaci-Paraná recuperou sete motos de uma única vez. Essas motos seriam atravessadas pela fronteira e virariam moeda de troca para entorpecentes, estes últimos retornariam ao nosso país para mercancia ilegal. É notável o grande esforço desses policiais que labutam nos três municípios sob nossa responsabilidade, disse o major Herton (Porto-Velho, Candeias do Jamarí e Itapuã D’Oeste), percebemos uma crescente e positiva em nossa produtividade. Todo esforço é válido pela segurança pública.

Atualmente é comandado pelo major PM Rone Herton Dantas Freitas.

Transferidos

Foram transferidos para outras Unidades da Polícia Militar os primeiros tenentes PM Rodrigo Silva Nunes, Ednelza do Amaral Teixeira, Jairo Alves Carneiro, William da Silva Viana e Alex Carvalho de Miranda. (Foto abaixo)

5bpmoficiais

 

Elogios

Oficiais e praças foram elogiados pelo comandante do Batalhão Belmont e pelos comandantes das Unidades. Uns por terem sido transferidos da Unidade, outro que deixou a corporação e outros por bons serviços prestados a comunidade.

5bpm6praças

Praças: sodados PM Sandro, Carlos e Clemildo

O comandante da 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo do 5º BPM tenente PM Mateus Schimidto Profeta Panssonato, leu elogios ao Policial Militar soldado PM  Jeferson Ferreira Barros, lotado no 3º GP PO FRON/1º PEL PO FRON/ 3ª CIA PO/ 5° BPM (distrito de União Bandeirantes), “por ter realizado no período em que serviu a este Batalhão, um trabalho digno com eficiência, presteza, e, sobretudo, com inteligência”.

O soldado Jeferson deixou a corporação para desempenhar atividades na área civil. O militar sempre ponderado, zeloso, dedicado e responsável. Lealdade e compromisso com a atividade Policial Militar e, acima de tudo, disciplina nos seus conceitos e atitudes, são os passos sob os quais devemos percorrer na difícil tarefa de sermos Policiais Militares, pois somos abrilhantados pela farda e queridos pela atividade de servir e proteger, assim como vemos nossos superiores, procuramos seguir os mesmos passos daqueles que não mediram esforços em prol de nossa ilustríssima Corporação.            

Jaci-Paraná

Também foram elogiados os policiais militares do quatro do 1º Pelotão de Policiamento Ostensivo de Fronteira da 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo do 5º BPM (distrito de Jaci-Paraná), pelos seus excelentes serviços prestados ao longo de aproximadamente seis meses sob o comando do subtenente PM Fonseca.

Neste período o comandante juntamente com seus subordinados não mediu esforços no combate à criminalidade local, de forma atuante e incisiva, preocupado com a ordem pública daquela localidade, tida como região de fronteira do grandioso estado de Rondônia.

Os policiais, dedicados, abnegados e preocupados com a segurança do cidadão rondoniense, foram combativos e extremamente repressivos contra a crimes que assolam a referida região, tais como: roubo, receptação, recaptura de foragidos, recuperação de veículos, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de entorpecentes.

Portanto ficam os militares do 1º PEL PO FRON/3ª CIA PO devidamente elogiados, enaltecidos e que sirvam no que couber, como exemplo para os policiais das demais frações da 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo pelo seu profissionalismo e entusiasmo.

5bpm4

5bpm3

5bpmalmeida

5bpmclairtonizabel

Fotos soldado PM Raicinaluz

Jornalista Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *