Esclarecidas na Assembleia as escalas de policiais militares no Cone Sul

enedy

De acordo com o comandante Ênedy Dias a denúncia foi uma situação isolada, porém não houve qualquer aumento na carga horária. “ as escalas estavam sendo adequadas a demanda da localidade”, afirmou, “As escalas ja foram acertadas em conformidade com a legislação”.

O comandante também explicou que, quanto as denúncias sobre aumento na carga horária, não há embasamento, pois o decreto não foi descumprido. “Hoje são 144 horas para serem trabalhadas. Nós não aumentamos as horas, estamos apenas usando as seis horas extras que eles devem cumprir para que façam treinamento ou atividades de policiamento”, ressaltou.

enedy1Além das denúncias quanto a carga horária, os deputados também pediram esclarecimento sobre quais serão as soluções da Policia Militar quanto ao efetivo no Estado, que está com o quadro prejudicado.

De acordo com o comandante Ênedy, a Secretaria de Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec) já está fazendo o levantamento de custos para definir quantos poderão ser chamados de concursos já feitos e também a possibilidade de realização de novos processos seletivos. “Nós sabemos da necessidade do Estado no aumento do nosso efetivo e estamos correndo atrás das soluções”.

A Policia Militar também apresentou na comissão vários projetos para a população em geral, incluindo o “Proerd 100%”, que visa a instalação dessas aulas preventivas em todas as escolas, sejam elas municipais, estaduais, federais ou particulares. “Precisamos chegar ao máximo de jovens, para que eles aprendam desde cedo a não se envolverem com coisas erradas”, afirmou Dias.

Outro programa apresentado foi para que, em parceria com os municípios, os policiais que estão de folga ou aposentados, porém ainda querem trabalhar, possam ser contratados pelos fiscos municipais para ajudar na segurança de órgãos públicos, escolas, parques e outros espaços das cidades.

Fotos Jose Wilde

Jornalista Lenilson Guedes