No endereço (Rua Dom Pedrito), mesmo com policiais militares tentando contato com alguém na residência ninguém se manifestava, o que gerou a desconfiança do cabo PM Erlande de que os bandidos poderiam esta fazendo a família de refém. As guarnições do cabo Erlande com o apoio da Força Tática 01 comandada pelo sargento PM Valente pularam o muro e viram quando um rapaz com camisa do time do Barcelona pulou o muro e fugiu. Uma das vítimas saiu e disse que havia um segundo bandido dentro da casa e após verificarem os cômodos ele foi encontrado dentro de um guarda roupa.
O acusado foi identificado como Leumir Silva de Souza (28 anos – estava foragido do Presídio Ênio Pinheiro há 20 dias), que estava com uma pistola em punho. Quando Leumir viu os militares apontou a arma para eles em resposta à grave ameaça a PM efetuou um disparo que atingiu o ombro do assaltante, dando a oportunidade do soldado Linhares algemar e imobiliza-lo. O bandido que havia pulado o muro e fugido foi identificado como Raian Ferreira Nascimento (26 anos), vindo a ser detido e espancado por populares nas imediações da casa. Raian foi levado para a Central de Polícia enquanto seu comparsa, Leumir foi levado para o João Paulo II.
Como foi
A vítima informou que estava entrando em sua residência quando foi abordada pelos bandidos que a forçaram a entrar na casa para efetuarem o roubo. Já dentro da casa colocaram dois televisores dentro do veículo da vítima, quando se depararam com a Guarnição do 5º BPM do setor 10 e começaram a pular os muros para fugirem. A outra vítima estava em sua casa, Rua Dom Pedrito. Ela, sua filha e sua mãe foram abordadas por dois bandidos que estavam fugindo da PMRO e Leumir chegou a engatilhar a arma e apontar para a cabeça de sua filha. Logo em seguida a Guarnição PM chegou dando fim ao ato criminoso.
O cabo PM Erlande agradeceu todo apoio dado pelas guarnições do 1º BPM e do 5º BPM para efetuarem a prisão dos bandidos e resguardarem a vida de seus familiares. “Parabéns a todas as guarnições pelo empenho e dedicação pela vida do próximo, arriscando a própria para resguardar seu semelhante”, observou o tenente coronel PM Alcântara comandante do 1º BPM. Polícia Militar de Rondônia, instrumento de Paz.
Texto: Sd César
Jornalista Lenilson Guedes