A psicóloga enfatizou em sua fala que “a inatividade não precisa ser um período de perdas e sofrimento, mas sim, de ter tempo para se dedicar a novos projetos de vida e de conquistar novas realizações pessoais!”.
Para tanto, após a palestra com a psicóloga, os Bombeiros Militares foram estimulados a preencher um questionário que os levou a refletir sobre a necessidade de buscar novas atividades agora que vão dispor de mais tempo para si e para a família. “O primeiro passo para um novo projeto é o planejamento, descobrir o que se gosta de fazer e investir nisso”, afirmou a tenente psicóloga.
Neste encontro, os médicos militares tenente PM Méd Camilo e tenente PM Méd Alberto alertaram sobre as doenças e comorbidades que surgem nessa etapa de vida ressaltando sobretudo a necessidade de prevenção com exames periódicos, com a prática regular de atividade física e cuidados com a alimentação que todos precisam ter para adquirir mais qualidade de vida.
A tenente PM Dent Luana destacou a importância dos cuidados da saúde bucal, ressaltando que atualmente a odontologia está muito avançada e as reabilitações orais são mais completas e satisfatórias que em tempos passados.
Ao final, os participantes do PROSA agradeceram a realização desse projeto e enfatizaram que a corporação precisa continuar com essas ações para que a transição para a reserva remunerada seja mesmo um período de realização profissional com a satisfação do dever cumprido.
Texto e fotos: Ten PM Dent Luana
Jornalista Lenilson Guedes