Polícia Militar de Rondônia

Até este sábado, 25, tranquilidade reina no carnaval de Porto Velho

cel enedy carnaval

E acordo com o comandante geral, serão 94 viaturas nas ruas – 47 por turno – que, incluindo o policiamento das bases, assegurarão a presença de 350 homens nas ruas durante todos os dias de carnaval; e um total de 180 policiais para acompanhar os blocos e escolas de samba durante as apresentações.

O contingente da Polícia Militar em todo o Estado visa garantir a segurança geral nos quatro dias de carnaval, conforme prevê o planejamento da corporação, sem prejuízo de outras ações, incluindo o policiamento ostensivo convencional para todas as cidades e distritos rondonienses, que continuarão com a presença contínua da PM.

 A operação carnaval terá maior fluxo de pessoas no período de 23 até a madrugada de 28 de fevereiro de 2017, quando acontecem os principais eventos, com os blocos mais volumosos e de maior monta da capital e do estado. Os dois dias anteriores e dois dias após o carnaval, a PM estará presente para assegurar a tranquilidade pública dos foliões e demais pessoas da comunidade.

Carnaval 2017cel almeida carnaval

Já o coordenador Regional de Policiamento I, coronel PM Almeida, a PM já alertou aos demais parceiros neste policiamento especial, como a Semtran, sobre as interdições das vias de acesso aos locais dos eventos.

Quanto às ocorrências atendidas ele citou que “toda pessoa detida/presa deve ser imediatamente conduzida á presença da autoridade policial competente, na forma da lei, exceto, quando necessitar de socorro médico, situação em que será oportunamente apresentada àquela autoridade”.

Cuidados

Para ele, o cidadão deve observar sempre quando tiver em baixa velocidade e for parar especialmente em semáforo e deu a seguinte orientação “parar longe, ter espaço e tempo se for necessário, como também acelerar se acontecer algo suspeito, ou ter tempo para pensar em alguma reação. ” Está vendo que o sinal vai fechar, já fique lá atrás se preparando”, observou, dizendo que os primeiros são os principais alvos.

Celular e outros

Para o coronel PM Almeida o uso de celular dentro do carro para ver as redes sociais “é pedir para ser assaltado”. Se for ser abordado ainda leva um susto e tem chance de morrer. Outra dica importante foi àqueles que ao chegar em casa, é sempre bom esperar no meio da rua em paralelo ao portão até abrir completo para entrar ” para ter zona de escape”. O bandido sempre faz a seleção da vítima mais fácil.

Na Rua e no carro

E continuou com as dicas para o pedestre que caminhando na Rua de encontro a alguém suspeito, dê meia volta. Se de carro e conseguir, retorno, volte, não arrisque. Nunca ficar em um carro estacionado! Nunca!  Não deixe nada dentro do carro estacionado à vista. Deixe no porta-malas.  Se o carro tiver uma pane. Tranque-o e abandone-o. Pode inclusive esconder-se a uma certa distância. Lembre-se. Carro não é um abrigo, é um alvo.

Em seu dia a dia

Sobre rotina, ele lembrou que o bandido observa o entra e sai e os passos de sua possível vítima. Para ele é importante não por adesivo de identificação no veículo. Se o carro estiver estacionado, deve sair imediatamente.  Se alguém lhe segue de carro não dê abertura lateral para o carro lhe ultrapassar.

O coronel citou ainda a importância de se evitar o uso de qualquer material cortante, exposição de celular e, principalmente, evitar o uso de máscaras totalmente fechadas (que cobrem todo o rosto), que podem servir de estratégia para delinquentes realizarem assaltos e outros crimes. “No mais, o cidadão deve ficar atento aos desvios e fechamento de ruas, e se divertir à vontade”.

A comunidade pedimos que tenha um período notadamente de festas e alegrias.

Galo da Meia Noite

cel tropa carnaval

 Polícia Militar informou que não houve registro de ocorrência na quinta-feira, 23, quando do desfile do bloco carnavalesco, Galo da Meia Noite.  Houve apenas abordagens rotineiras em populares que apresentavam atitudes suspeitas, pessoas que portavam mochilas, garrafas de vidro.

Fotos sargento PM Sérgio

Jornalista Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *