Fonte tenente PM Marink
@@
Roubam moto e dão de cara com a PM
Em patrulhamento pela Rua Aroeira, no bairro Caladinho, policiais militares comandados pelo cabo PM Rocha tiveram uma surpresa. Dois elementos em uma moto vinham em alta velocidade na contramão da via e quase batem na viatura PM. Os dois elementos, um menor de idade e o outro Matheus da Silva Nascimento, haviam roubado uma motocicleta placa OHV 9029 e estavam fugindo, tendo a vítima gritando “pega ladrão” atrás da dupla.
Os policiais militares saíram em perseguição aos acusados e conseguiram abordá-los, com a motocicleta de placa OHV 9029. Durante o acompanhamento foram ouvidos quatro disparos de arma de fogo, porém com eles não foi encontrada arma nenhuma. A vítima informou que estava chegando à casa da sua mãe, quando os dois acusados chegaram a pé e anunciaram o roubo, ela temendo que eles estivessem armados entregou a moto.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao Matheus e voz de apreensão ao menor, dito seus direitos constitucionais, foram apresentados na Central de Flagrantes, em Porto Velho.
Mais uma
Os acusados tinham sido abordados horas antes pela guarnição do transito em uma moto sem placa e com chassi raspado com a numeração do motor nº JC25E-X182503. Quem pilotava a motocicleta durante o acompanhamento era o conduzido Matheus. A moto também foi entregue na Central de Polícia.
@@@
Por causa de poluição sonora três vão para a cadeia em Porto Velho
Três pessoas que estavam em uma conveniência na Avenida Campos Sales, Bairro Conceição, foram presos e encaminhados a Central de Flagrantes, por impedir o trabalho de policiais militares do BPA – Batalhão de Policiamento Ambiental, chamados para aferir o som do estabelecimento que estava perturbando aos moradores naquela área. O fato aconteceu por volta das 4 horas de hoje, 28 de janeiro de 2017. M. A. S., J. S. F., A. B. R., foram os acusados.
De acordo com a Polícia Militar, uma equipe de policiamento e fiscalização ambiental foi chamada até a Avenida Campos Sales, em Porto Velho, para aferir o som da conveniência que estava perturbando os moradores da área. No momento da abordagem o dono do estabelecimento se apresentou aos policiais militares.
Equipamento
Para constatação de Poluição Sonora foram colhidas medidas decibéis através do aparelho denominado “decibelimetro MOD MSL-1352C e nº 135000651, calibrado pelo UNIMETRO, conforme Certificado de calibragem IMETRO nº 11455/2015, operado pelo sargento Marcelo. Constatou-se que a leituras captadas estão 30,77Dbs acima do estabelecido em Lei, contrariando o que determina o Art. 81 do Decreto Estadual n° 7.903, de 1° de julho/97, que regulamenta Lei Estadual n°547/97.
Os policiais militares, constataram ainda que o estabelecimento não dispõe de tratamento acústico como determina a Lei Estadual n°880/2000 e fazendo funcionar estabelecimento potencialmente poluidor sem a licença dos órgãos ambientais competentes contrariando os ART. 54 da Lei 9.605/98, ART 60 da Lei 9605/98.
Queriam impedir a Lei
Durante a apreensão dos equipamentos sonoros foi solicitado apoio de mais três guarnições dos setores acompanhada pelo CPA (Comandante de Policiamento de Área do 1º BPM) afim de inibir a resistência dos usuários do estabelecimento contra a equipe de fiscalização ambiental. Mesmo com o reforço no policiamento os acusados tentaram obstruir e dificultar a fiscalização através de atitudes de resistência físicas, empurrões bloqueando acesso aos aparelhos sonoros, utilizando de palavras de baixo calão, incitando os usuários do estabelecimento insurgir contra os policiais presentes para impedir a apreensão dos materiais sonoros. Dessa maneira incorrendo no dispositivo do Artigo 69 da Lei Federal 9605/98.
Prisão
Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao proprietário do estabelecimento e apreensão dos instrumentos utilizados no cometimento do crime e também aos conduzidos. Foram lido seus direitos constitucionais, confeccionado Auto de Infração, após, foi apresentado a Central de Polícia em perfeita condições físicas para providencias cabíveis.
Equipamentos
Os aparelhos apreendidos ficaram depositados no BPA a disposição da Justiça conforme o Termo de Apreensão e Depósito nº 2016/0086 e confeccionado o Auto de Infração nº 00128, 00129,00130 e Laudo de Aferição Sonora nº 320. Um dos acusados resistiu a condução para a Central de Polícia e por se encontrar exaltado teve que ser contido com a Pistola Elétrica Spark nº S18111BA14 operada pelo soldado PM Silva Soares.
@@@
Preso na BR
No sábado, 28 de janeiro de 2017 foi recapturado na BR 364, KM 760, Zona Rural, por volta das 6 horas Cleverson Cezar Quadros da Silva. Foi abordado o veículo táxi de placa NCM-9616, com o passageiro Cleverson Cezar Quadros da Silva, que estava com um mandado de prisão em aberto. Contra ele já foram registradas duas ocorrências policiais de lesão corporal. Possui seis processos
@@@
Recapturado pela PM em Porto Velho
A guarnição composta pelo cabo PM Adriano, soldados PM S. Silva e S. Araújo, em patrulhamento pela Avenida Campos Sales, no sábado, 28 de janeiro, recapturou Marcio Medeiros dos Santos. Os policiais militares, ao realizar a pesquisa no CNJ, constou um mandado de prisão em aberto em seu desfavor de Márcio, pela Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao conduzido dito seus direitos constitucionais e apresentado a autoridade policial de plantão.
O homem já foi preso por furto, foi recapturado uma vez.
@@
Outro recapturado
Ainda no sábado, 28, a PM recapturou Wesley Pereira Leal. De acordo com o Boletim de Ocorrências, foi por volta das 13 horas, quando o acusado estava na Rua Rio Machado, no Bairro Triângulo. A guarnição composta pelo cabo PM Adriano soldados S. Silva e s. Araújo, em patrulhamento, deparou-se com o foragido em atitude suspeita. Feita abordagem e pesquisa nominal, foi constatado que ele estava evadido do sistema prisional (Colônia Penal Agrícola Ênio Pinheiro, desde o dia 23.01.2017. Diante do fato foi dada voz de prisão ao conduzido, dito seus direitos constitucionais e apresentado na central de flagrantes para as medidas subsequentes pelo delegado plantonista.
Wesley Pereira Leal, já foi preso por tentativa de homicídio, perturbação do sossego em residência, recapturado por três vezes, preso por roubo a pessoa, posse de entorpecente, furto e tentativa de roubo.
@@
Mais um
Na Avenida Salgado Filho, com Princesa Isabel, no bairro Mato Grosso, em Porto Velho, a Polícia Militar recapturou, por volta das 16 horas de sábado, Claudemiro Rego Neto Oliveira, Nascimento. A equipe do cabo PM Adriano, avistou Claudemiro Rego Neto Oliveira, em atitude suspeita. Feita abordagem, pesquisa nominal no site do CNJ – Conselho Nacional de Justiça, foi constatado um mandado de prisão em aberto em seu desfavor do foragido, com validade até 09.09.2021. Claudemiro quando preso havia rompido sua tornozeleira eletrônica no último dia 10.12.2016.
Já foi preso por rixa, recapturado por duas vezes, tentativa de homicídio, apoio a órgão de Justiça, tentativa de homicídio e tráfico de entorpecente.
@@
No interior
Em Machadinho do Oeste, a Polícia Militar recapturou Marli da Silva Tavares. Ela estava na rodoviária, foi abordada e presa. Os policiais militares Costa, Martins, Mazurek e Lucena foram atender a uma denúncia anônima de que a acusada estava naquele local. Diante disto Marli foi conduzida ao hospital municipal para exames de lesões corporais e posteriormente entregue na casa de detenção local.
@@@
Recaptura de foragido
Mais um foragido da Justiça foi localizado e preso pela Polícia Militar, ontem, 29 de janeiro, em Porto Velho. De acordo com a ocorrência policial 14456/2017, os policiais militares estavam em patrulhamento pela Rua Caruaçu com Rua Da Beira, no bairro Nova Porto Velho e notaram um elemento em atitude suspeita, Samuel Sena dos Santos, em um local conhecido por várias guarnições da polícia militar como ponto de comércio e uso de substâncias entorpecentes.
O acusado avistar a aproximação da viatura de serviço tentou se esconder dentro de um matagal. Foi dada voz de parada ao conduzido, porém, em revista pessoal não foi encontrado nada de ilícito com o mesmo. Perguntado aonde o conduzido morava, o mesmo não soube responder e a princípio disse que seu nome era Daniel dos Santos Sena, porém, foi verificado por esta guarnição que o nome verdadeiro é Samuel Sena dos Santos.
Ele estava ausente da Colônia Penal Ênio Pinheiro desde o dia 01/11/2016 e estava evadido desde a data do dia 25/12/2016. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao conduzido, informado seus direitos constitucionais e apresentado na Central de Polícia para os procedimentos cabíveis. Já tem passagem por tráfico e comunicação.
@@
Apoio a órgão de Justiça
Com quatro Mandados de Prisão em aberto, Francisco Suez Chaves da Cruz, foi localizado e preso pela Polícia Militar, por volta das 11 horas de domingo, 29 de janeiro, na Avenida Jorge Teixeira Com Almirante Barroso, Bairro Nova Porto Velho. Ele estava em uma moto de placa NDV 0103, ultrapassou o sinal vermelho da Avenida Jorge Teixeira com a Amazonas, sendo necessária a abordagem para autuação.
Em consulta foi constatado que havia quatro Mandados de Prisão em seu nome. Diante dos fatos foi encaminhado a Central de Flagrantes para os procedimentos de praxe. O acusado já foi preso por receptação por duas vezes e embriaguez na direção.
@@@
Em Jaci Paraná
Com registros de ocorrências por recaptura de Foragido, posse de entorpecente, tentativa de furto e furto, o foragido da Justiça, Francisco Pereira da Silva, foi recapturado mais uma vez. Ele foi recapturado ontem, 29 de janeiro no distrito de Porto Velho, Jaci Paraná. A guarnição composta pelo cabo PM Adriano, soldados S. Silva e S. Araújo patrulhamento pelo local, quando avistou Francisco em atitude suspeita. No momento da abordagem foi constatado que ele estava ausente do sistema prisional desde o dia 15.12.2016, conforme declaração de evasão da Colônia Agrícola Penal Ênio Pinheiro. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao conduzido dito seus direitos constitucionais e apresentado ao policial de plantão, na Central.
@@
Na Central de Flagrantes a Polícia Militar registrou cerca de 90 ocorrências policiais. Dentre estas 15 foram de embriaguez ao volante e dez recaptura de foragidos.
Jornalista Lenilson Guedes