Uma guarnição do 1º Batalhão da Polícia Militar estava em patrulhamento de rotina pela avenida Pinheiro Machado com Rua Brasília (ao lado do banco Bradesco), por volta das 3h45 de hoje, 24 de janeiro e observou dois em atitude suspeita (se escondendo atrás de um poste de iluminação pública), observando a atitude da PM. Foi visto com “Lú”, uma arma de fogo (tipo mt. 40) e o outro uma pistola.
Cautela e perseguição
Utilizando de técnicas de abordagens os policiais militares passaram pelos acusados e posteriormente retornaram para a abordagem. Os suspeitos embarcaram em uma motocicleta de cor preta que estava com a placa e adesivos protegidos por fita, para que não fosse identificada, seguindo pela Rua Brasília. Ao perceberem que os policiais militares retornaram o carona (identificado depois como Mário Luiz) efetuou disparos de arma de fogo em direção da PM que revidou a injusta agressão. Foi iniciado o acompanhamento com todos os sinais visuais e sonoros ligados (sirene e giroflex) e dada ordem de parada aos meliantes, porém não foi obedecido.
Os indivíduos empreenderam fuga, ultrapassando o sinal vermelho da Rua Brasília com Avenida Abunã e posteriormente Avenida Calama, continuando a atirar contra os policiais militares, sendo novamente revidada a injusta agressão, e ainda, expondo em risco a Integridade física de terceiros. Os dois continuaram a fuga pela Rua Padre Chiquinho, efetuando conversão na Rua Petrônio Barcelos, onde novamente foram efetuados disparos de arma de fogo contra esta guarnição e novamente, sendo revidada a injusta agressão.
De frente
Continuando a fuga, na Avenida Jorge Teixeira a dupla “deu de cara” com uma outra viatura da PM e de imediato efetuaram disparos de arma de fogo contra a mesma, sendo de pronto revidada a injusta agressão. Tendo sempre cautela na perseguição para não atingir outros condutos de veículos, coisa que os bandidos não têm, a PM seguiu a dupla até a Avenida Rio Madeira sentido parque ecológico, onde novamente efetuaram disparos contra os policiais militares. Enquanto fugiam jogavam objetos nas ruas para despistar a PM.
Próximo ao parque ecológico, em frente a um balneário, os indivíduos perderam o controle da motocicleta, vindo a cair ao solo. Se levantaram, atiraram na PM no que foi novamente revidado.
PMs socorrem bandido
Um dos criminosos, Mário, foi alvejado e de imediato socorrido ao hospital João Paulo II, ainda com vida, por uma guarnição, chegando a receber os primeiros atendimentos médicos porém, veio a óbito. Este bandido estava com uma metralhadora. 40 (numeração raspada) com um carregador com capacidade para 30 munições. Dez estavam intactas.
Preparados
O bandido conduzido ao hospital estava um colete à prova de balas, de cor preta (com brasão da Polícia Militar) e um bala-clava de cor preta (capuz) e uma mochila de cor preta. Foi observada que a motocicleta utilizada pelos indivíduos era uma Yamaha modelo XT 600 de cor preta placa NBX 5692 (com placa, tanque e carenagem cobertas com sacos plásticos e fita adesiva).
Identificação
Tendo em vista que o bandido atingido não possuía documentos, ele foi posteriormente identificado como sendo Mario Luiz Teixeira da Silva, nascido em 28/08/1981. Sabe-se que Mario Luiz, Vulgo “LÚ”, era do bando do “Cearazinho”. Possui uma ocorrência de recaptura de foragido e processos no Tribunal de Justiça.
Fotos PM
Jornalista Lenilson Guedes