Esse cenário descrito acima é a nova realidade da Escola Estadual Bela Vista, que conta com duas visitas semanais de três policiais do Núcleo de Polícia Comunitária, que na escola realizam o momento cívico (entram em forma e cantam o Hino Nacional e do Estado de Rondônia) e aulas de Ordem Unida. Nas manhãs de terça-feira e quinta-feira, esses militares vão ao portão e recepcionam as crianças que não perdem a oportunidade para tirar uma selfie, com os novos amigos. Posteriormente, colocam a escola toda em forma, aproximadamente 420 alunos, para cantar o hino nacional e de Rondônia (sim, eles cantam de verdade e a plenos pulmões). Após, caso alguma sala tenha tempo vago, os militares vão realizar mini palestras sobre segurança, drogas, entre outros assuntos.
O cabo PM Macêdo disse que o projeto está sendo muito bem aceito pela comunidade, principalmente os pais que notam a melhora na segurança e no comportamento dos alunos. “Essa é uma Escola que abraçou de verdade e acreditou desde o início que seria possível ter Policiais Militares aqui dentro. As crianças adoram o momento cívico e as aulas de ordem unida e quando terminam o hino ficam pedindo para que eu e osargento Dirane os ensinem Ordem Unida. Quando tem tempo vago vamos conversar com eles na sala para passar um pouco de conhecimentos para eles. Conversamos sobre os cuidados que eles devem ter para não se envolverem com drogas, criminalidade, segurança no trânsito, a importância dos estudos, entre outros”.
Mais projetos
O subtenente PM Nascimento, chefe do Núcleo de Polícia Comunitária, ressalta a abrangência desse projeto que será implementado no próximo ano: “A guarnições se deslocam aos colégios e lá fazem todo esse trabalho. Ao redor das escolas não tem mais aquelas aglomerações de bandidos e traficantes. Isso trás uma tranquilidade para os pais que podem deixar suas crianças em segurança. No interior da escola é notória a organização dos alunos, que ficam muito animados com nossa presença, mas respeitam e ouvem os professores. E quando aparece algum aluno que apresenta problemas de comportamento, atendemos ela de forma individualizada para ver como podemos ajuda-la”.
Já o diretor Wilson Alves de Moraes, é incisivo ao falar do programa: “a escola é outra depois da presença da Polícia Militar.
O comportamento dos alunos melhorou, os professores conseguem lecionar de forma mais calma. A violência é praticamente nula, nunca mais tivemos brigas dentro ou fora da escola. Não temos mais roubos ou furtos de bicicletas aqui na escola e desapareceram os bandidos que ficavam aliciando nossos alunos.”
Durante discurso o tenente coronel PM Alcântara, Comandante do Primeiro Batalhão anunciou que o programa será implementado: “A partir do ano que vem, contando com o apoio do sargento PM Dirane, ex jogador de Handebol, iremos implantar uma Escolhina de Handebol e outra de Judô para abraçarmos mais e mais crianças. Quanto mais tempo elas passarem estudando e praticando esportes e tendo bons exemplos, melhor será sua formação ética e moral”.
Esse mesmo trabalho também é realizado na Escola Estadual Capitão Cláudio nas Segundas, Quartas e Sextas no mesmo horário. Nos outros turnos do dia, quem entra em ação são as Patrulhas escolares que abrangem as escolas e realizam o policiamento preventivo.
Assim, o Primeiro Batalhão está resolvendo problemas antigos com uma abordagem diferente. Com menos ocorrências em escolas, as guarnições podem atuar em outros setores e ajudar a população de uma maneira mais eficiente. “Servir e Proteger”.
Texto: Sd César
Fotos: Sd César
Jornalista Lenilson Guedes