O policiamento foi construído com base na experiência adquirida no planejamento de segurança da Maratona Olímpica Masculina e feminina dos Jogos Rio 2016, as quais tiveram a participação direta de sua execução do tenente PM Miranda, que representou a PMRO na Operação Rio 2016 pelo Departamento da Força Nacional-MJ.
As Reuniões com a equipe organizadora da Corrida A.C. Fitness foram relevantes para troca de informações no intuito de promover as próximas edições da prova em questão, melhor segurança para os competidores, bem como para o público que prestigiar o evento no decorrer do percurso que passará por alguns bairros do município de Porto Velho. Tudo isso com o propósito de incentivar o acontecimento de provas de rua no estado de Rondônia em especial na nossa capital.
Foi destacada também a necessidade da cooperação e integração dos órgãos públicos que devem estar envolvidos, com o intuito de prover sincronia das atividades para efetivar uma execução de policiamento com excelência. A corrida de Rua A.C. Fitness teve opções de percursos de 5 e 10 km com início as 17horas deste sábado 10, e contou com a participação de centenas de atletas amadores e profissionais. Nenhuma ocorrência policial foi registrada durante todo o evento.
“A corrida de Rua, diferente do que falaram é um evento franqueado ao público em geral, não sendo obrigatório a aquisição de ingresso ou inscrição. Com tal característica, se faz necessário a presença policial militar para a manutenção da ordem pública e promoção da sensação de segurança com a ação presença policial”, disse o capitão PM Pontes, Chefe da Divisão Operacional do 5° BPM.
Reconhecimento
Durante o evento todos policiais de serviço no policiamento foram surpreendidos com o recebimento de kits ofertados pelos organizadores do evento que se mostraram satisfeitos com o apoio da Polícia Militar de Rondônia.
Fonte: 5°BPM
Jornalista Lenilson Guedes