“Os pais não cansam de relatar as mudanças ocorridas com os alunos e o contentamento com a instituição que acabou se tornando um patrimônio que muito orgulha a comunidade local”, disse a tenente PM Erika Josiani Ossuci, diretora geral do CTPM II.
Sucesso
Segundo o Comandante Geral o objetivo da visita foi para verificar in loco os “segredos de sucesso da Instituição”, que além de conseguir em tão pouco tempo se consolidar e estabelecer tantas mudanças na comunidade, possui um alto número de alunos que vem se destacando e sendo premiados a nível estadual e em nível nacional.
A diretora da instituição, tenente PM Erika Ossuci, que recebeu o Comandante e o acompanhou durante toda a visita exibiu orgulhosa uma mesa repleta de medalhas conquistadas pelos alunos. Disse ela que só esse ano o Colégio que possui projetos como: Escolinhas esportivas, escolinha de jiu- jitsu, xadrez obrigatório, aulas de leitura e reforço, através do projeto Nas Asas da Leitura e acabou de iniciar o Projeto da Banda de Música, já foi premiado no encontro de fanfarras ocorrido no final de novembro em Porto Velho.
Premiação em nível nacional
Este ano o CTPM II teve alunos premiados nas Olímpiadas Brasileiras de Matemática, Português, Química, Robótica e Língua Portuguesa. O grupo de Robótica orientado Pela diretora teve trabalhos aceitos em feiras e mostras nacionais e internacionais como, Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Sul – MOSTRATEC em outubro de 2016 , a Feira de Software Livre – FSL da PUC do Rio Grande do Sul em julho de 2016, alunos premiados no Concurso de Redação da Defensoria Pública da União, alunos premiados em concursos de redação a nível estadual, alunos do grupo de robótica premiados com bolsa pelo CNPQ pela qualidade de seus trabalhos científicos, além da melhoria crescente no tocante ao ensino aprendizado dos alunos da instituição, todos os nossos alunos realizaram a prova do ENEM , concluindo esse ano foi excelente para nossa instituição, mas 2017 será o nosso ano.
Instalações
O coronel PM Ênedy, visitou todas as instalações do Colégio Militar, foi às salas de aulas falou com os alunos que fizeram questão de cumprimentar e falar com o Comandante Geral. Para ele, a postura e disciplina dos alunos são impressionantes. “Vimos o cuidado zelo e disciplina que eles têm com a instituição. Tudo isso é reflexo do trabalho da gestora do Colégio, tenente PM Ossuci”, acrescentando que o segredo do sucesso se devia a combinação de uma gestão dedicada, criativa e envolvida com a comunidade, muito focada, que sabe aonde quer chegar.
Além de alunos, pais e funcionários (professores e policiais) orgulhosos da instituição e dos excelentes resultados que vem sendo alcançados, com senso de pertencimento e completamente envolvidos para atingir as metas propostas.
Horta
O Comandante conheceu os projetos da horta do Colégio, com canteiros na forma de figuras geométricas que complementa a merenda escolar e é usada como laboratório de matemática, física, química, biologia, aulas de educação alimentar e economia.
Conheceu também o orquidário, um verdadeiro laboratório a céu aberto, a sala de aula aberta, que nada mais é que um jardim muito florido, com balanços, chapéus de palhas, onde o professor usa realmente como sala de aula e onde o aluno só tem acesso acompanhado do professor. (alunos em aula de campo).
Segundo a tenente Ossuci é um local diferenciado dentro do Colégio para o aluno sair um pouco da rotina de sala de aula. A instituição possui ainda; auditório, quadra poliesportiva com vestiário, e laboratórios de ciências informática e matemática.
Presente
Após participar do almoço no Colégio, ao se despedir o coronel Ênedy foi presenteado com um exemplar de orquídea, e não escondeu a satisfação com os resultados alcançados pelo colégio em nível estadual e nacional.
CTPM II
O Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Rondônia em Jaci-Paraná foi criado pelo Decreto nº. 17.462, de 28 de dezembro de 2012, posteriormente substituído pela Lei 3.161 de 27 de agosto de 2013, inaugurado em 8 de fevereiro de 2014 é comandado desde 2013 pela 1º Tenente PM Erika Josiani Ossuci, que acompanhou a finalização da obra, e foi responsável pelo planejamento logístico e construção de toda parte pedagógica da instituição. Aluno do CTPM II se apresenta ao comandante geral coronel PM Ênedy.
Capacitação
Para exercer a função de diretoria do CTPM II, a tenente PM Ossuci, que antes de ingressar na corporação atuava na área educacional, passou 90 dias no Colégio Militar do Exército em Brasília realizando estágio, para que o CTPM de Jaci Paraná funcionasse aos moldes dos colégios militares do Exército Brasileiro. Ela ainda realizou capacitação nos Colégios da Polícia Militar e Colégio do Corpo de Bombeiro Militar de Brasília. Erika Josiani Ossuci é Mestre em Políticas Públicas, especialista em Gestão de Aprendizagem pela Fundação LEMANN.
Localização
O Colégio está localizado a 96 Km de Porto Velho, distrito de Jacy-Paraná. É uma obra de compensação da Usina Hidrelétrica de Jirau, transformado em Colégio Militar pelo Governo do Estado de Rondônia, Confúcio Moura. É um projeto social do Governo do Estado Executado pela Polícia Militar de Rondônia em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, como uma estratégia de políticas públicas, para combater as mazelas sociais sofridas pela população local do distrito de Jaci-Paraná, devido ao grande inchaço populacional iniciado no ano de 2009 com a construção das Usinas Hidrelétricas do Madeira.
Possui capacidade para 842 alunos, sendo 26 alunos por sala.
Não as drogas
Tem como foco o combate a venda e consumo de drogas e prostituição infantil, utilizando como ferramentas uma educação de qualidade e a disciplina para mudar a realidade local da comunidade. Tem como objetivo propiciar ao discente conscientização, emancipação e participação efetiva no processo ensino-aprendizagem.
Nota
Os Alunos possuem uma nota chamada grau de comportamento, todos ingressam com grau de comportamento 80, essa nota é única e o acompanha durante sua permanecia no colégio, atualizada e lançada no boletim bimestralmente, retrata o comportamento do aluno no dia a dia, ao cometer qualquer ato de indisciplina ele perde pontos nesta nota, quando tem um comportamento elogiável ganha pontos na nota do grau de comportamento.
Lema
Alunos do 3º ano
O colégio que tem como lema “Não somos melhores que ninguém, somos apenas diferenciados”, tem como maioria da clientela adolescentes carentes em vulnerabilidade social e tem atingido resultados acima do esperado, sendo conhecido como “Escola dos Sonhos”,
São atividades de rotina dos alunos, formatura diária com momento cívico, exercício da função diária de chefe de turma, onde o aluno da própria turma, seguindo a ordem da chamada, permanece por um dia na função, com finalidade de levar o aluno a exercitar princípios de gerenciamento, controle e coordenação de pessoas, responsabilidade, disciplina e iniciativa.
Ensino
O CTPM possui Matriz Curricular do Ensino Fundamental e Médio diferenciada da rede pública do Estado, tendo como ponto de partida a LDB 9394/96, a matriz curricular do ensino fundamental e médio que na rede pública do estado possui 800 horas aula anual foi alterada ficando a do ensino fundamental com 1020 horas aula ao ano. No ensino médio, foi alterada para 1080 horas aula, com aumento da carga horária em alguns componentes curriculares da base nacional comum, de maior relevância no desenvolvimento cognitivo do aluno.
Fotos sargento PM Sergio/ CTPM
Jornalista Lenilson Guedes