Polícia Militar pronta para o policiamento de final de ano em todo Estado

operacaovisibilidade copy

O policiamento ostensivo geral, ambiental e de trânsito nos diversos eventos referentes aos festejos natalinos e de final de ano, comuns aos meses de dezembro de 2016 e janeiro de 2017, será efetuado a fim de oferecer, inclusive, ampliar, a sensação de segurança pública, através de ações e operações planejadas, levando-se em consideração as peculiaridades do período de festejos, no que se refere a crimes contra a vida e ao patrimônio, ainda, com especial atenção aos crimes de trânsito, especialmente no que se refere à combinação álcool e direção veicular.

Não se distanciando do policiamento diário, como se sabe, o mês de dezembro tem como principal evento o Natal e a festa de ano novo “virada de ano”, que aliados ao pagamento do 13º salário e gozo de férias, aumenta o movimento urbano, principalmente, em áreas de lazer, no comércio e setor bancário. Neste período ocorre o aumento da circulação de pedestres e do trânsito de veículos, causando além dos transtornos de circulação, a maior probabilidade de acidentes. Tudo isso implica na necessidade de planejamento e execução de ações e operações preventivas peculiares a cada uma dessas situações. Os demais coordenadores Regionais de Policiamento, II, em Ji-paraná, tenente coronel PM Plínio e CRP III em Vilhena, coronel PM Lara, prontos para ação operacional de final de ano e ano novo, junto aos oficiais e praças de cada regional.

Ano novoreuniaoCRPI

Também já foram feitos os planejamentos do policiamento de início de ano. Neste caso, o policiamento será voltado  para as áreas residenciais e turísticas das localidades (período de férias: passeios turísticos e viagens dos moradores deixando suas residências desocupadas), por meio de processos de policiamento de PO à pé, rondas motorizadas (veículos, motos), bicicletas, embarcações, aeronaves.

No que se refere à execução do policiamento motorizado, em ambos os períodos, a realização de PB (Ponto-base) nos principais cruzamentos de vias das cidades. Em ambos os casos o policiamento será ostensivo e preventivo.

Foto Cecoms PMRO

Jornalista Lenilson Guedes