Participaram do evento o vice-governador do Estado, Daniel Pereira, o secretário da Sesdec, coronel BM Ubirajara Caetano, secretário adjunto, delegado Luis Roberto, subcomandante geral da PM coronel Clairton, comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Rodrigues, oficiais, praças e agraciados com a Medalha Mérito de Trânsito.
“Esta noite celebraremos juntos esta data com muita alegria e a sensação do dever cumprido ao longo deste ano de 2016, rogando a Deus Sua proteção e disposição para continuarmos protegendo a sociedade com toda nossa devoção”, disse o tenente coronel PM De Lima, Comandante da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito.
Uma vasta programação foi desenvolvida, iniciando com o canto do hino Céus de Rondônia, por alunos do CTPM – Colégio Tiradentes da Polícia Militar, com acordes da Banda de Música da Polícia Militar.
Criação
Após articulados estudos decorrentes do Comando do 1º Batalhão de Polícia Militar daquela época, concluiu-se pela necessidade da criação de uma Unidade Especializada voltada ao Policiamento Ostensivo de Trânsito que pudesse, além de especializar seu efetivo, aprimorar as técnicas primordiais para combater os principais problemas no trânsito de nossa Capital.
Em 24 de outubro de 1997, com o Decreto Estadual 8.041, foi criada a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito, sendo seu primeiro comandante o então capitão PM Ollizes Sidney Rodrigues da Silva.
Na data de sua criação, a Companhia recebeu efetivos do 1º e 5º Batalhões de Policia Militar e do extinto Batalhão Feminino, que estavam trabalhando no policiamento de trânsito nas respectivas subáreas.
Dentro das características de policiamento que lhe são peculiares, esta Unidade Policial Militar é privilegiada em sua estrutura, herdando quando da sua criação, o prédio e área do antigo Batalhão Feminino, após ter sido reformado pelo Governo do Estado.
Os comandantes
Durante o período de existência da Unidade Especializada, o efetivo foi Comandado pelos seguintes oficiais: CAP PM OLLIZES SIDNEY RODRIGUES DA SILVA (de 24.10 a 20.12.1997), MAJ PM SERGIO JACINTO DA SILVA, (de 20.12.1997 a 29.06.1998) MAJ PM WILSON DE BARROS SANTOS, (29.06.1998 a 29.03.2000), MAJ PM NILTON GONCALVES KISNER, (29.03.2000 a 29.01.2003), MAJ PM NEIL ALDRIN FARIA GONZAGA, (29.01.2003 a 08.02.2011), MAJ PM CRISTIANO SILVA LISBOA (08.02.2011 a 26.02.2015).
Vice-Governador Daniel Pereira, ladeado pelo subcomandante geral cel PM Clairton (e) e o tenente coronel PM De Lima.
Atualmente o comandante da Companhia Independente de Trânsito é o Major PM Alexandre De Lima Sousa, Especialista em Trânsito Urbano desde 1998, responsável pela criação do Pelotão de trânsito do 2º BPM e Coordenadoria Municipal de Trânsito de Ji-Paraná.
A frente do comando da Companhia de Trânsito vem dando continuidade às Operações Lei seca e Cavalo de Aço, e, implantou a Operação denominada Trânsito Seguro, que visa à abordagem diuturna de todos os veículos, fiscalizando as infrações de trânsito como um todo, buscando proporcionar melhores condições do trânsito da capital.
Secretário de Segurança, cel BM Caetano e o CRH cel PM Lessa
Área
Quanto à área de atuação, a Companhia é responsável pelo Policiamento ostensivo preventivo e repressivo de toda capital, onde, através de convênios firmados com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e o Departamento Estadual de Trânsito, realiza fiscalizações de trânsito em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro em vigor.
Hoje, ao completar 18 anos de sua criação, a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito está pronta para tornar-se Batalhão de Trânsito, pois já está organizada administrativamente como tal, aguardando apenas autorização do comando maior da corporação.
A criação do Batalhão de trânsito não significará somente o reconhecimento da maturidade da OPM, mas também maior compromisso com o trânsito de nosso Estado, ampliando seu alcance da atuação e maior área de responsabilidade.
Modalidades
Quanto às atividades operacionais a Unidade desempenha várias modalidades de policiamento, como: Serviço de radiopatrulha de Trânsito, policiamento ostensivo de trânsito a pé, Comando de Abordagem (BLITZ), Operações em Conjunto com Órgãos de Trânsito (DETRAN e SEMTRAN), Blitz Educativa, Escolta e Segurança de Dignatários e também atua em atividades educativas, como palestras em escolas, órgãos públicos e privados, tendo como principais operações a Lei Seca e o Cavalo de Aço.
Missão
De acordo com o tenente coronel PM De Lima, a missão da Companhia é executar o policiamento ostensivo e de fiscalização de trânsito para preservação da ordem pública atuando sistematicamente na orientação, controle e repressão, com o objetivo de proporcionar segurança e fluidez do trânsito e assegurar o cumprimento das leis e regulamentos.
Um até breve
Na grande festa dos 19 anos da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito, quatro policiais militares passaram para a reserva remunerada. Os motivos são vários, depois de mais de 30 anos de serviços prestados ou por terem sido licenciados a pedido do serviço ativo da Polícia Militar do Estado de Rondônia, o tenente coronel PM De Lima, registrou elogios a todos pela honrosa contribuição a sociedade rondoniense, à Polícia Militar de Rondônia e em especial “por sua importante passagem por esta Unidade Especializada em Trânsito”.
Capitão
O Capitão PMM RE 04976-9 Irinalo Soares da Silva, exerceu suas funções na Especializada como Chefe da Seção de Justiça e Disciplina, Chefe da Seção Administrativa e também subcomandante da Unidade. Sempre cativou a admiração de todos os integrantes da Companhia Especializada, ostentando com muito orgulho o seu azulão e acima de tudo o gorro branco, que é o símbolo desta OPM – Organização Policial Militar. Deixa sua marca registrada de bom convívio com todos os integrantes da Companhia. Foi por muitas vezes o braço direito e auxiliar direto do comando da Companhia. Oficial digno, responsável e exemplar. Dedicado ao serviço e aos policiais sob seu comando. Oficial que gozou de grande confiança deste comando. Carinhosamente conhecido pela alcunha de “Rui Chapéu”.
Tenente
Dentre as muitas funções exercidas pelo 2º tenente PM RE 04555-5 Dionízio Duarte de Araújo, destacou-se como Supervisor de Trânsito e auxiliar da Seção de Justiça e Disciplina, dentre outras desenvolvidas com dedicação e responsabilidade. Sempre demonstrou admiração por esta Companhia Especializada, ostentando com muito orgulho o seu uniforme diário. Deixa sua marca registrada como integrante da Seção de Justiça e Disciplina e como palestrante nas ações de educação de trânsito.
Subtenente
O subtenente PM RR RE 00365-0 Adalbert Alves de Souza, apresentou-se na Companhia no ano de 2011. Desde então exerceu suas atividades como Supervisor, Auxiliar da Seção Administrativa e auxiliar da Seção de Justiça e Disciplina. Graduado abnegado, sempre se destacou nos policiamentos ao qual lhe foi confiado o Comando, aplicando com muita segurança os mandamentos do Código de Trânsito Brasileiro e com isso contribuindo para promoção de um trânsito mais seguro na cidade de Porto Velho.
Sempre demonstrando alto grau de profissionalismo, dedicação e muita lisura nas suas ações, tudo em prol da manutenção da ordem pública no trânsito da nossa capital. Homem de extrema confiaça deste comando. Pela devoção a Deus todo Poderoso, Criador dos Céus e da Terra, passou a ser o capelão desta OPM. Para nós conhecido como Ancião ou simplesmente “Velha Guarda”.
Soldado
O soldado PM RE 09459-5 Wallas Nogueira Carvalho, executou suas atividades como componente de Ptran, auxiliar da Seção Operacional e estafeta desta OPM. Disciplinado e muito educado, demonstrou seus valores morais e profissionais à frente das inúmeras missões que lhe foram impostas por este comando. “Deixou-nos por ter sido aprovado em concurso público do DETRAN”, assumindo o cargo de Engenheiro Civil.
Sintam-se sempre abraçados por todos integrantes desta honrosa OPM, a qual vocês ajudaram a edificar com tijolos de dedicação, perseverança e amizade. Fica registrado aqui nosso muito obrigado e recebam de todos os presentes, de pé, uma calorosa salva de palmas. Alexandre De Lima Sousa, tenente coronel PM, Comandante da Cia Independente de Policiamento de Trânsito.
Mérito Profissional
Com o objetivo de reconhecer o policial militar da Unidade, pelos serviços prestados em prol da sociedade e da Companhia de Trânsito, foi entregue o Diploma Mérito Profissional a vários integrantes da Unidade. “O reconhecimento profissional serve de estímulo para que os agraciados continuem trilhando no caminho da retidão de caráter e profissional desejado pelo comando da Unidade”, explicou o tenente coronel PM De Lima, observando que tem como propósio provocar nos demais a vontade de atingir o mérito, trazendo consigo o ideal de melhor servir a sociedade.
Agraciados
Sargento PM Cosmo, sargento PM Assis, sargento PM Barbosa, cabo PM Angelo, cabo PM Edmar, cabo PM Érica, cabo PM Prestes, soldado PM Leonardo, soldado PM Cleomir, soldado PM Solivan, soldado PM Andrade, soldado PM Vanderlan e soldado PM P. Rodrigues.
Medalha Mérito de Trânsito
O ponto alto da comemoração foi a entrega da Medalha Mérito de Trânsito, outorga máxima da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito. Criada pelo tenente coronel PM De Lima e aprovada pelo Comando Geral da PMRO em 01 de setembro de 2015, instituída através da Resolução nº 202, publicada no Boletim da Polícia Militar nº 161. Tem por finalidade galardoar policiais militares e personalidades civis pela patente contribuição para melhoria do trânsito no Estado de Rondônia.
É em reconhecimento aos profissionais distintos e àquelas pessoas que fizeram a diferença junto a Companhia de Trânsito, que foi outorgada a tão importante comenda, como símbolo máximo do reconhecimento pelos seus bons serviços prestados.
Mascotes
Durante o evento foi apresentado o Mascote da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito, o representando a Semtran o Semtranzinho e a Semtranzinha.
Os alunos do CTPM encenaram uma peça teatral mostrando as dificuldades de pessoas idosas no trânsito de Porto Velho e deram dicas de segurança no trânsito. Alunas do CTPM também apresentaram ginástica rítmica. Ao final a aluna do CTPM Gualtiele, e a cantora Maju, acompanhada das Bandas de Música da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Base Aérea e Polícia Militar do Estado de Rondônia, cantaram ao público presente.
A Companhia Independente de Policiamento de Trânsito surgiu da necessidade premente de um Órgão Especializado na matéria de trânsito, considerando o crescimento da cidade de Porto Velho e a demanda pelo policiamento ostensivo de trânsito, para a preservação da ordem pública e a garantia de um trânsito harmonioso. Até o ano 1996, Porto Velho figurava nas estatísticas nacionais como uma das Capitais com maior índice de acidentes e mortes no trânsito.
Aluna do CTPM Gualtiere
Cantora Maju
Fotos sargento PM Sergio
Jornalista Lenilson Guedes