A Polícia Militar informou através da guarnição CPL 677, com o apoio da Guarnição da CPL 641, Supervisor do 1º BPM, que realizou abordagem ao veículo Peugeout 307 de Placa OHG 0451 após receber informações por meios digitais de que dois indivíduos identificados como Eliandro Leal da Silva e Richarles Ferreira da Conceição, estariam utilizando este veículo e realizando golpes por meio de Estelionato (Mediante compra por cartões clonados) em várias lojas da cidade.
Veículo
Os policiais militares encontraram os dois elementos descarregando as mercadorias apreendidas e um comercial no bairro Três Marias. Na abordagem e busca veicular foram encontradas diversas notas fiscais, cupons fiscais e orçamentos, realizados em diversas lojas da cidade. Também foi encontrado um caderno contendo anotações de datas e lojas bem como cupons fiscais de compras de “baixo valor” realizadas naqueles locais. Com Eliandro, foi encontrado R$ 300,00, separadas em um dos bolsos, quantia esta, que segundo a vítima (Supermercado) teria pago pelas mercadorias ali deixadas juntamente com o Cupom Fiscal da de uma distribuidora.
O Conduzido
Mesmo diante de provas, como testemunhas e filmagens que flagram o acusado, Eliandro negou ter efetuado qualquer compra naquela distribuidora, bem como negou ter entregue as mercadorias no comercial (contrariando as testemunhas e as filmagens que atestam a presença dele naquele local). Além disto, conforme relatos das Testemunhas, no dia 10/11/2016, os dois tentaram efetuar uma compra no valor aproximado de R$ 1.400,00 não logrando êxito, pois o cartão que estavam usando foi recusado, sendo que logo após saírem do local, a testemunha recebeu uma ligação telefônica de outra vítima, alegando que aquele cartão que seria utilizado pelos acusados, havia sido clonado, tudo conforme Ocorrência Policial Nº 29002/2016 Registrada na 3ª DP.
Sistema
O sistema de vigilância de uma loja lesada pelos suspeitos capturou imagens dos dois, sendo possível realizar o reconhecimento destes e do veículo, constatando-se assim a tentativa por eles realizada. No aparelho Celular do conduzido Eliandro foram encontradas diversas conversações via aplicativo Waths App, nas quais eram possível identificar que os participantes da conversa trocavam dados dos cartões e clientes, bem como informações acerca das lojas por eles lesadas. Nas conversas ( vista com a presença do acusado) é possível observar ainda a presença de um individuo que aparentou ser o mentor dos crimes, partindo dele todas as informações privilegiadas acerca dos cartões, bem como sobre a forma de instalar o vírus
responsável pela obtenção destes dados.
Neste caso a Polícia Civil já está em campo para prender o mentor dos crimes.
Cartões clonados
Com Richarles foram apreendidos os Cartões Ourocard Final 6132 em nome de S., Bradesco Final 0205 em nome de J.e o Cartão Caixa Final 2032 em nome do próprio Richarles. Nos comprovantes das compras de pequeno valor que estão dentro do caderno de anotações constam o número do cartão do conduzido (2032). Na compra realizada ontem, 12, em uma distribuidora, consta o nome de J., que está em um dos cartões. O acusado disse não saber identificar os proprietários dos cartões.
Dublê
Quanto ao Veículo Peugeout 307 de Placa OHG 0451 utilizado pelos elementos, foi realizada consulta e vistoria veicular, constatando-se tratar de um veículo “Dublê”, tendo como o original a Placa PGD 8516 (Recife – PE), para o qual consta Furto/Roubo, mantendo-se numerações de chassi idênticas, constatando-se assim a adulteração veicular.
Eliandro inicialmente apresentou-se como proprietário do veículo, mas posteriormente passou a alegar que o veículo pertencia a sua irmã e que apenas fazia o uso deste. Mediante o exposto, foi dada a voz de prisão aos dois, lido os seus direitos constitucionais e os apresentados na Central de Flagrantes para que a autoridade de plantão tome as medidas que entender necessárias.
Eliandro Leal Da Silva, possui passagem na Polícia por tráfico de entorpecente.
Fotos 1º BPM
Jornalista Lenilson Guedes