Ele fez referência ao dia e ontem, 4 de outubro, consagrado a São Francisco de Assis que buscou em toda sua vida a paz entre todos. O Policial Militar disse o comandante, é um instrumento para propor a paz e desta forma cuidar não só de sua saúde, mas também pelo bom convívio entre os homens.
A tenente coronel PM Dentista Elizabeth, diretora de Saúde da Polícia Militar, disse que a Campanha teve início nos anos 90 em Nova York e se espalhou pelos demais países, tendo uma boa aceitação no Brasil.
Outubro Rosa
“O “Outubro Rosa” é um movimento mundial que tem como objetivo estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população. Em 2016, a ação terá como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. A PMRO – Polícia Militar de Rondônia, através da Diretoria de Saúde, realizará a campanha dentro da corporação neste ano, nas três áreas de policiamento, em conjunto com as Formações Sanitárias presentes nos Batalhões.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorre após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são fatores ambientais e comportamentais, Fatores da história reprodutiva e hormonal e Fatores genéticos e hereditários.
Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
*
Fotos soldado PM Edleusa
Jornalista Lenilson Guedes