O Tenente Coronel PM Guillande, Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, acompanhado do 1º Tenente PM Melo Souza, Instrutor e Coordenador do Proerd – ProgramaEducacional de Resistência às Drogas e à Violência, do Senhor Joseilton Gonçalves, representante da FUNAI – Fundação Nacional do Índio, da psicóloga Renayne Azzi e da Assistente Social Joice Fonseca, ambas integrantes da CASAI – Casa do Índio, deslocaram-se na manhã desta terça-feira (4), por volta das 07 horas até a aldeia indígena de Diolinda, distante cerca de 01h30 de voadeira pelo Rio Mamoré.
Na chegada à aldeia, a comitiva teve a calorosa recepção dos indígenas que ficaram bastantes felizes com a presença da Polícia Militar naquela localidade. Este primeiro contato teve como objetivo apresentar à comunidade indígena o PROERD, que deve ser implantado nas comunidades indígenas da região.
O Ten PM Melo Souza destacou o objetivo do Proerd de ensinar sobre os malefícios das drogas e os problemas oriundos do consumo dessas substâncias. Estavam presentes durante a apresentação aproximadamente 60 índios que se mostraram bastantes motivados, pois, quando foi feito uma simbólica votação pelos indígenas da aceitação ou não do Programa na aldeia, o SIM foi uma unanimidade, o que deixou os integrantes da comitiva bastante felizes com a recepção positiva daquela população.
O Comandante do 6º BPM Fron, Tenente Coronel Guillande, ressaltou a importância do Programa bem como a sua aplicabilidade perante aquela comunidade, que demonstrou estar preparada e receptiva aos ensinamentos que o Proerd tem a oferecer. O Ten Coronel Guillande relatou ainda que nos próximos dias acontecerá a aula inaugural Projeto nas Aldeias Indígenas, que contará com a distribuição de bonés, camisetas e apostilas, materiais utilizados na aplicação do Programa.
TEXTO 6º BPM Fron
FOTOS 6º BPM Fron
JORNALISTA SD PM Paula