O comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Ênedy Araújo, (1º esq.) se referindo ao 7 de setembro, dia da Independência, observou ser a maior data cívica de nosso país, quando comemoramos a verdadeira Independência do Brasil. Convidou a todos para compartilhar este momento e aflorar os sentimentos de civismo, patriotismo para que possamos pensar a pátria, não individual, mas o conjunto de todas as pessoas que trabalham, constroem e vivem em sua comunidade, em todo país.
Sobre a abertura da Semana da Pátria com a participação das crianças do CTPM, escolas, creches, associações, ver como uma responsabilidade a mais da Polícia Militar que trabalha com o preventivo, assegurando a crianças e jovens o caminho da sabedoria se distanciando sempre das pessoas que buscam de toda sorte o caminho da ilegalidade das leis, a buscar o convívio salutar da sociedade. Parabenizou a organização do evento através do coronel PM Apolônio, diretor geral do CTPM.
Para a comandante do Batalhão Alferes, do CTPM I, coronel alferes Thamires Apolinário de Brito, filha de militar, comandar um grupamento é algo que define o perfil de cada pessoa. Trabalhamos no sentido de compartilhar, não só com os integrantes da Corporação estudantil, mas com os demais alunos do Colégio, a disciplina, hierarquia e respeito às leis vigentes no país, como um todo. “sinto-me honrada em comandar este Batalhão”. Ao deixar o CTPM a coronel já tem planos para seguir carreira militar, buscando antes uma graduação em Direito.
Associação Pestalozzi
A Associação Pestalozzi tem como presidente Margarida Maria de Paula Rocha, direção geral de Janete Alves de Araújo e coordenadora Pedagógica e da Educação Profissional, Sâmia Suely Pedroso Guimarães. Com 38 anos de criação a Associação Pestalozzi de Porto Velho, tem como finalidade proporcionar as crianças, jovens e adultos com deficiência mental e ou distúrbios neuromotor, acesso a educação, ao esporte, artes, profissionalização, saúde e lazer. Atualmente a instituição tem cerca de 250 clientes, sendo 150 frequentando salas de aulas e oficinas profissionalizantes e 100 no atendimento clinico.
Desfilou com pelotões representando os continentes unidos pelo esporte, medalhas ganhas pelo Brasil e um alerta: precisamos de maiores investimentos na educação e no esporte brasileiro.
Pequena Priscila
Centro de Educação Infantil Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Rondônia. Fica localizado na Rua Júlio de Castilho, Bairro Olaria. Os policiais militares estavam desprovidos de meios para deixarem seus filhos em creches ou mesmo em suas residências, quando saiam para o trabalho. Na tentativa de minimizar este problema e consequentemente dar condições para que o policial militar pudesse melhor desenvolve suas funções foi criada a Creche, em abril de 1990. O atendimento é dado a crianças na faixa etária de 4 a 5 anos e conta atualmente com 100 alunos. A diretora é a pedagoga Lucia.
Marise Castiel
O Instituto Educacional Marise Castiel, surgiu das aspirações de educadores, cujo ideal é promover uma educação de qualidade. A Escola está organizada para receber crianças na faixa etária de dois aos 10 anos. Hoje a Escola conta com 28 funcionários e 172 alunos. Tem como diretora pedagógica Lucideane Sá. O instituto durante o ano desenvolve projetos que constam em seu calendário escolar, tais como: projeto de datas comemorativas, mala viajante, Comarcas, cantata de Natal, momento cultural, noite do pijama, meio ambiente entre outros. Está localizada na Rua Mário Quintana, bairro Alphaville, em Porto Velho.
Santa Marcelina
“Educando com qualidade, formando para a vida”, este é o lema da Escola Santa Marcelina, que tem como missão transformar a sociedade a partida da educação, à luz do evangelho, utilizando a ciência como meio e instrumento. As irmãs Marcelinas chegaram em Rondônia há 40 anos. Deixando marcas de coragem, bondade e ternura contribuindo com a formação de milhares de crianças. Além de quatro escolas, dedicam-se na área de saúde com o hospital Santa Marcelina. Atende a 1914 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I.
CTPM I
Com 1.590 alunos, sendo 1.188 no ensino fundamental e 402 no ensino médio, o CTPM – Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Unidade I, Porto Velho, tem como diretor o coronel PM Apolônio Serafim da Silva Neto e diretora pedagógica, Marinete Oliveira de Andrade. Fundado em 27 de novembro de 1990, pelo então major PM José Alcir Ribeiro de Barros.
O Colégio teve seus primeiros passos de criação através de um trabalho de conclusão de curso de aperfeiçoamento de oficiais pelo então capital PM Carlos Roberto Vieira de Vasconcelos, ficando seu registro para sempre nas páginas da Constituição do Estado de Rondônia no art. 22 das Disposições Transitórias, sendo o Decreto Lei 4878, de 27 de novembro de 1990, o instrumento formal de sua edificação.
Comandante da PM recebe apresentação do Batalhão alferes da coronel alf Thamires
O CTPM atende a filhos de policiais militares e a comunidade local em geral. Mantem sua filosófica de ser uma Escola de vanguarda, onde a busca pelo melhor ensino possível é a tônica que o mantém a frente do seu tempo. Administrada sob a égide da filosofia militar, aliada a conhecimentos educacionais e voltada para os anseios da comunidade a que serve, tornou-se uma Escola conhecida pelos excelentes exemplos de desempenho, na disciplina, no civismo, nos esportes, na cultura e no intelecto.
Banda de Música da PMRO
*
Fotos sargento PM Sergio e soldado PM Raicinaluz
Jornalista Lenilson Guedes