Polícia Militar de Rondônia

Cerca de 420 policiais militares rondonienses são promovidos no Dia do Soldado

dia do soldado

Ordem_do_dia

Decretos_portarias

Na oportunidade, o Governador do Estado de Rondônia, em exercício, Daniel Pereira, elogiou a Corporação e parabenizou todos os Policiais Militares pelo Dia do Soldado. Segundo ele não se pode deixar de diferenciar a natureza dos Policiais Militares, assim como o Corpo de Bombeiros. Além de oferecerem a própria vida em defesa de outrem, não se contentam em apenas exercer a sua função dentro de seu horário de trabalho.

São esses bravos homens e mulheres, espalhados em todo o Estado, que fazem o trabalho do Proerd, dos meninos da Ambiental Mirim, nas escolas militares, na Copa Patrulha Escolar e muitos outros, ajudando na formação dessas crianças e na construção de um futuro melhor.

 Todos eles, disse, além de seu horário de trabalho de rotina, além de seu trabalho de obrigação constitucional e contratual, fazem questão de estar prestando os seus serviços. A uma categoria profissional que extrapola sua obrigação do dia a dia, só posso neste momento, em nome do Governador Confúcio Moura e em meu nome, agradecer a cada um dos Policiais aqui.

Comandante geral

O Soldado simboliza todo militar, desde o mais moderno combatente até aquele de último posto e para o Comandante Geral da PMRO, Coronel PM Ênedy Dias de Araújo, as festividades do dia materializam a mais sincera homenagem àqueles homens e mulheres que deixam seus lares todos os dias, para vestir a honrosa farda, servindo e protegendo a sociedade. “O Soldado é responsável por manter a Ordem e o Estado Democrático de Direito. Para ele não importa a cor, o credo ou a posição social: sua missão é fazer cumprir a lei”, ressaltou.

Somente nos sete primeiros meses desde ano, foram registradas 34.182 ocorrências policiais em todo o Estado. Além disso, 1.444 veículos roubados ou furtados foram recuperados. Armas de fogo apreendidas já somam 687 e 1.418 foragidos recapturados. “Tudo isto é resultado de todos os Soldados da nossa Corporação. Por isso a PM de Rondônia vem valorizando seus integrantes, por meio de várias ações”, disse o Coronel.

Entre as ações está o Plano de Movimentação, que proporcionou a 146 Policiais transferência para diversas localidades e passassem a trabalhar mais próximo de seus familiares e comunidade de origem.

Na solenidade houve também a leitura de decretos de promoção de oficiais e praças, leitura da ordem do dia e portaria de promoção dos cabos PM, além de entrega de Medalhas. Na oportunidade, mais de 420 Policiais foram promovidos.

Promoção de policiais militares por ato de bravura –Cabo PM Márcio Helder Isaias Silva

 De acordo com os Decretos “a promoção por ato de bravura é aquele que resulta de ato ou atos não comuns de coragem e audácia que ultrapassando os limites normais do cumprimento do dever, representem feitos indispensáveis ou úteis às operações policiais militares, pelos resultados alcançados ou pelo exemplo positivo deles emanados”. Como uma forma de reconhecimento do Estado ao Servidor, o instituto de Promoção por bravura é uma forma de prestígio para com os policiais, que contagia aqueles que operam para o bem da sociedade.

O Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia homenageia o soldado PM Márcio Helder Isaias Silva pela promoção por ato de bravura do Policial Militar que agiu bravamente no atendimento de uma ocorrência, arriscando a própria vida para cumprir sua ardilosa missão. A merecida promoção dá-se pelo fato ocorrido em outubro de 2014, no Centro de São Miguel do Guaporé. Juntamente com sua guarnição, SD PM Isaias atendeu uma ocorrência onde um senhor teria desmaiado ao tentar limpar o interior de um poço com 9,5 metros de profundidade. O mal-estar sentido pelo senhor Gildasio teria sido causado pelos gases existentes no ambiente apertado. Aqui estão quatro dos promovidos por bravura. Perez, Afrânio, Teske e Carvalho.

Já no local da ocorrência, não havendo outra forma de retirar a vítima de dentro do poço, o Soldado PM Leoni Pereira da Costa, também promovido por bravura, desceu o poço com a corda para prestar socorro. Quando a corda com o Policial e o senhor Gildasio estava sendo puxada, Pereira caiu no poço, de uma altura de quatro metros, perdendo os sentidos por conta dos gases e do impacto. O senhor Gildasio, que continuava preso à corda foi puxado para fora.

Vendo que seu companheiro de Guarnição havia perdido os sentidos e não conseguiria voltar sem ajuda, o Soldado Isaias pulou dentro do poço. Após a amarração no Soldado desmaiado, os dois foram puxados para fora e levados ao Hospital para os procedimentos de socorro. Os dois soldados são lotados no 2º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Vilhena.

Cabo PM Leoni Pereira da Costa

A promoção dá-se pelo fato ocorrido em outubro de 2014, no Centro de São Miguel do Guaporé. Juntamente com sua guarnição, SD PM Pereira atendeu uma ocorrência onde um senhor teria desmaiado ao tentar limpar o interior de um poço com 9,5 metros de profundidade. O mal estar sentido pelo senhor Gildasio teria sido causado pelos gases existentes no ambiente apertado.

Já no local da ocorrência, não havendo outra forma de retirar a vítima de dentro do poço, o Soldado promovido desceu com a corda para prestar socorro. Quando a corda estava sendo puxada a uma altura de quatro metros, o Soldado, por conta dos fortes gases, se desequilibrou vindo a cair, perdendo os sentidos por conta do impacto e dos gases. A vítima continuou sendo puxada e retirada do poço e o SD Leoni Pereira precisou ser salvo por seu companheiro de Guarnição, o SD PM Isaias, que também adentrou no poço. Os dois policiais militares são lotados no 2º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Vilhena.

Promoção por ato de bravura – 3º Sargento PM Elieser Dias de Oliveira e Cabo PM Douglas Rodrigues da Silva

O Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia homenageia o 3º Sargento PM Elieser Dias de Oliveira e Cabo PM Douglas Rodrigues da Silva pela promoção por ato de bravura, uma vez que os Policiais Militares agiram de forma intrépida, empenhando-se ao máximo para cumprir sua missão, ultrapassando os limites normais do cumprimento do dever.

Os policiais foram exaltados com a promoção por terem agido na captura de foragidos da Casa de Detenção de Ariquemes. A fuga ocorreu na madrugada do dia 19 de fevereiro de 2014. Segundo o Boletim de Ocorrências registrado na época, os presos utilizaram uma alavanca improvisada para quebrarem a parede de uma cela que dava acesso ao corredor interno do presídio. Já fora da cela, dominaram agentes penitenciários e roubaram suas armas e, após, renderam também os policiais militares do Corpo da Guarda, de quem também roubaram armas de fogo. Na ação, dois agentes penitenciários e um Sargento PM da Reserva Remunerada foram espancados. Um agente penitenciário foi levado como refém. Dez presos tiveram a fuga confirmada.

A busca pelos fugitivos ocorreu no dia 20 de fevereiro de 2014 após a prisão de um foragido que indicou o esconderijo de um bando de fugitivos do presídio de Ariquemes, culminando na recuperação de sete armas de fogo subtraídas na fuga e recaptura de três foragidos.  A ação dos policiais visando tirar de circulação elementos nocivos à sociedade durou cerca de 20 horas, e em momento algum as guarnições demonstraram desânimo, mesmo tendo se deparado com tantas dificuldades decorrentes do serviço, entre elas a falta de água potável, de mantimentos e de ambientes inóspitos em meio à mata.

Na missão, 21 policiais militares do 7º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Ariquemes, receberam condecoração da Medalha Mérito Policial Militar pela recaptura dos presos foragidos.

Promoção por ato de bravura – 3º Sargento PM Afrânio dos Santos Teixeira, Cabo PM Roberto de Meneses Mascarenhas e Cabo PM Tiago Carvalho de Assis Ribeiro, Cabo PM Henry Gomes Teske

O Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia homenageia o 3º Sargento PM Afrânio dos Santos Teixeira, Cabo PM Roberto de Meneses Mascarenhas e Cabo PM Tiago Carvalho de Assis Ribeiro, Cabo PM Henry Gomes Teske pela promoção por ato de bravura. Os Policiais Militares que trabalhavam em guarnição agiram de forma intrépida, arriscando a própria vida no atendimento de uma ocorrência de incêndio em residência familiar.

O fato que culminou com a promoção dos três soldados e um cabo ocorreu na noite de 12 de Agosto de 2014. Nesta data, os Policiais Militares exaltados foram chamados pela Central de Operações para atendimento de uma ocorrência na Avenida Raimundo Brasileiro, no Bairro São José, em Nova Mamoré.

Ao chegarem no local da ocorrência, a Guarnição pode ver a casa em chamas e várias pessoas da vizinhança tentando apagar o fogo com baldes de água.

A essa altura três das vítimas já se encontravam fora da casa: Gleiciane e suas duas filhas, Dominique, de 7 anos, e Kaira, de 4. Em um primeiro momento, a Guarnição realizou uma busca rápida pela casa, onde o fogo e a fumaça já tomava conta. Logo após, Gleiciane avisou que o marido ainda estaria dentro de casa, sob efeito de bebida alcoólica.

Mesmo diante do perigo que o fogo representava naquele momento, a Guarnição quebrou um dos canos da caixa d´água da residência e começou a jogar água pela residência. Já dentro da casa, a Guarnição avistou o Senhor José Geni da Silva caído no segundo cômodo. Os quatro policiais da Guarnição que ajudavam na ocorrência conseguiram, com dificuldades, tirar a vítima da casa. Segundo os médicos que atenderam a família posteriormente, José já tinha cerca de 60% do corpo queimado. Logo após a retirada, os policiais e a população presente puderam ver o telhado, tomado pelas chamas, desabando em cima dos móveis. Da casa foram retiradas ainda duas geladeiras, um fogão, duas botijas de gás, uma centrífuga e uma motocicleta.

Os policiais militares homenageados com a promoção são lotados no 6º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Guajará Mirim. Em um estudo do feito do Policial Militar Mascarenhas, notou-se que os milicianos, além de audaciosos e corajosos, transcenderam os limites normais do cumprimento do dever que é imposto aos Policiais no exercício de sua profissão.

Medalhas

Foram agraciados com a medalha “Jubileu de 40 anos da PMRO”, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol da Polícia Militar do Estado de Rondônia:

JESUINO DA SILVA BOABAID – DEPUTADO ESTADUAL

CEL PM RR RE 5472-6 ANTÔNIO SANTANA CASTELO BRANCO

TEN CEL PM RR RE 6013-9 LAURI ELOI BEUTLER

TEN CEL PM RE 06559-3 JOSÉ EVERALDO CAVALCANTE PONTES

MAJ PM RE 06572-5 RONE HERTON DANTAS DE FREITAS

MAJ PM RR RE 02346-6 NILSON APARECIDO DE SOUZA

CAP BM RE 0157-3 JESUS DE SOUZA CASTRO

2º TEN PM RR RE 0189-6 ANTÔNIO MONTEIRO DA SILVA

2º TEN PM RR RE 1384-9 MARLENE BRITO NASCIMENTO CANTERLE

SUB TEN PM RR RE 3774-2 ISOLDER SCHNEIDER

SUB TEN BM RE 0126-2 CARLOS CÉSAR DOS SANTOS R. COIMBRA

1º SGT PM RR RE 4710-1 ISABEL CRISTINA FIGUEIREDO

2º SGT PM RE 06422-6 MARCINEY DA COSTA E SILVA

3º SGT PM RR RE 3775-4 ISABENS BRAGA DE SÁ COSTA

3º SGT PM RR RE 3833-2 LUCILÉIA ALVES DA SILVA ARRUDA

AIRTES NUNES DE LIMA – DP

Foram agraciados com a medalha “Honra ao Mérito Cultural”, pela aplicação aos estudos concernentes aos cursos oferecidos pela Corporação, nos quais obtiveram a primeira classificação, aos seguintes Policiais Militares:

1º TEN PM DENT RE 09517-4 ENGEL MAYDIONAHA SILVA DE LIMA, Curso de Formação de Oficiais de Saúde – CFOS PM/2015;

SD PM RE 09522-7 ANDREW MATHEUS BRITO QUEIROZ NASCIMENTO, Curso de Formação Básica Policial Militar – CFB PM/2015/2016;

SD PM RE 09426-3 JOÃO PAULO ARAÚJO DE QUADROS, V Curso de Operações Especiais/2015.

*

Foto soldado PM Raicina

Texto Jornalistas Paula Casa Grande e Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *