Na madrugada do dia 27 deste mês, a equipe de policiamento ambiental fluvial, composta pelo Cabo PM Freire, Soldado PM Romulo e, Soldado PM Leandro, realizou s apreensão de uma Draga de grande porte em plena atividade na Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Madeira. Ao perceberem a presença da equipe, os tripulantes tentaram empreender fuga, porém sem êxito, então tentaram esconder-se na Draga, sendo que o Sr.º V. N. N. e o Sr.º A. G.R.F. se apresentaram como responsáveis pela Draga e pelo rebocador. Diante da configuração do crime de extração irregular e usurpação, os dois foram autuados administrativamente, conduzidos e apresentados presos à Superintendência da Polícia Federal em Porto Velho, para as medidas que o caso requer. O maquinário apreendido foi depositado, em partes, no pátio do Batalhão de Polícia Ambiental conforme Termo de Apreensão e Depósito n.º 012738.
Mais duas dragas são apreendidas
Por volta das 22 horas do dia 27 deste mês, a equipe de policiamento ambiental fluvial composta pelo Sargento PM Ivander, Soldado PM R. Lima e Soldado PM S. Correa realizou mais uma apreensão de Dragas em atividade na Área de Proteção Ambiental Rio Madeira.
A equipe percebeu duas dragas de pequeno porte acopladas em pleno funcionamento. Ao notarem a aproximação da equipe de fiscalização, os operadores se jogaram no Rio Madeira, porém, ao realizar buscas nas dragas, duas pessoas de iniciais F. L. do N. e, J. A. L., que haviam se lançado na água, apresentaram-se, na embarcação, pois não aguentaram a baixa temperatura da água naquele instante.
Por estarem cometendo o crime ambiental de extração irregular de minério e usurpação, os dois foram autuados e apresentados à Superintendência da Polícia Federal em Porto Velho. Os materiais que puderam ser retirados da APA foram apreendidos e depositados no Pátio do BPA, conforme BOA n.º PVH/2016/0463.
IMAGEM BPA
FONTE BPA
JORNALISTA Paula Casagrande