A Central de Vídeo Monitoramento da Polícia Militar, em Cacoal, visualizou quando um homem, identificado posteriormente como Jailson B., 42 anos, na companhia de uma mulher, em um veículo modelo Corola fez um retorno próximo a um posto de gasolina (BR 364) e o passageiro colocou para fora do veículo uma antena utilizada para rádio comunicação. O veículo foi localizado por policiais militares de serviço.
Os policiais militares solicitaram do proprietário que os acompanhassem durante a busca no interior do carro. Foi encontrado no assoalho, um rádio PX que estava conectado a um fio que aparentemente fornece carga oriunda da bateria do veículo.
Ao questionar o proprietário sobre o equipamento, ele inicialmente disse que seria para comunicação com algumas pessoas que estavam em um caminhão que iria descarregar ali próximo, porém ao ser perguntado onde seria o local da descarga entrou em contradição, resolvendo então declarar que o rádio seria para manter contato com motoristas de caminhão tora que estariam trazendo madeira ilegal para a cidade de Cacoal e que sua função seria de batedor e alertar os motoristas em caso de alguma barreira de fiscalização fosse avistada ou viatura da Policia Militar.
Não tinha licença
De acordo com a PM foi solicitado de Jailson a licença de operação, conforme Resolução nº 578, de 30 de novembro de 2011, da Agência Nacional de Telecomunicações/ANATEL, sendo afirmado não possuir. O veículo, por não estar devidamente licenciado, conforme art. 230, V do CTB, foi recolhido para o pátio da Ciretran local. Após coleta de dados os acusados foram apresentados na DPC- Delegacia de Polícia Civil para providências.
**
Jornalista Lenilson Guedes