Na noite do dia 20 de maio, uma guarnição da Força Nacional no município de Paulista, Pernambuco, estava na hora e no local certo. Nessa equipe policial, estavam dois policiais militares de Rondônia, Sargento Valdemar e Cabo Frota, o qual foi o principal responsável por salvar a vida de uma criança recém nascida de apenas 6 dias. A equipe ainda era composta pelo Sub Tenente da PMERJ Márcio e Cabo da PMPA Seguins, os quais estavam executando policiamento preventivo na rua P22 C/rua do Nobre, em um posto de combustível, quando uma senhora saiu de um veículo chorando desesperada, indo em direção aos policiais pedindo socorro com uma criança de 6 dias de nascida no colo e desfalecida.
Momento em que foi observado que a criança estava com coloração diferente da normal, onde os policiais iniciaram o atendimento de primeiros socorros, colocando a criança apoiada no braço e com a cabeça declinada, sendo feito várias massagens para reanimá-la. Tempo depois, a criança reagiu aos estímulos após ter soltado um líquido grosso que estava impedindo-a de respirar.
Em seguida a criança voltou a respirar desaparecendo os sinais de cor roxa que estavam em todo seu corpo. “Quando eu observei a criança voltar a respirar em minhas mãos eu senti que Deus me deu aquela missão me usando pra de alguma forma ser responsável pela trajetória dela dali pra frente, e agradeci a ele em orações por isso”, disse o Cabo Frota. O policial militar se sentiu muito honrado e emocionado em poder salvar a vida de uma criança ainda tão pequena. “Uma ocorrência que ficará marcada em minha vida profissional com muita orgulho” acrescentou.
Após o ocorrido os policiais indicaram a mãe que fosse até uma UPA da cidade de Paulista para um diagnóstico médico de sua filha recém nascida. O doutor examinou a criança e relatou sobre a importância do pré-atendimento realizado pela equipe de policiais militares.
A imagem acima foi registrada dias depois do fato, com a equipe de policiais militares da Força Nacional visitando a criança salva pelo ato heróico do Cabo Frota e de seus colegas de trabalho.
Fonte: Departamento da Força Nacional de Segurança Pública – DFNSP
Fotos: Cabo PMRO FN Frota