No dia 14 de janeiro, as psicólogas capitã PM Psic Josélia, psicóloga do 4º Batalhão de Polícia Militar / Cacoal e a psicóloga Nádia, psicóloga do 10º Batalhão, ministraram palestra sobre a Saúde Mental, aos policiais militares do 10º Batalhão. A atividade integra a Campanha Nacional “Janeiro Branco”, focada em Saúde Mental.
A palestra teve os objetivos de estimular os militares a refletirem sobre seu bem-estar físico, mental, emocional e espiritual, bem como promover conhecimento e compreensão sobre temas como depressão, ansiedade e fobias.
O “Janeiro Branco” é uma campanha que tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.
Ainda tabu, a saúde mental é um assunto que emerge para mudar a compreensão das pessoas que, cada vez mais, precisam saber da importância de promover amplamente condições de saúde mental para todos.
A Campanha é desenvolvida em janeiro por ser o primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, é o mês em que as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.
Campanhas geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas, orientam os indivíduos e inspiram as a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.
Cuidar da saúde mental é um caminho de autoconhecimento, capaz de evitar doenças e criar estratégias de como lidar com as diversas situações da vida, por este motivo e levando em consideração o quão estressante é a atividade policial militar, onde os policiais estão diuturnamente expostos em um cenário violento e sujeitos a inúmeros risco, a Polícia Militar, através da DISS – Diretoria de Serviço Social, tem promovido palestras de conscientização da importância dos cuidados com a saúde mental, bem como proporciona, durante todo o ano atendimentos psicológicos a Policiais Militares e seus familiares.