Polícia Militar celebra 35 anos de efetivação do 2º Batalhão de Polícia Militar em Ji- Paraná

o guardião

o guardião

A efetivação da Polícia Militar do Estado de Rondônia no município de Ji-Paraná tem uma história de 43 anos de atuação, sendo que o 2º Batalhão de Polícia Militar tem efetivado no munícipio há 35 anos.

A instalação da Polícia Militar começou com um Pelotão PM em meados do ano de 1977, em um barracão alugado na rua Marechal Rondon, sob o comando do então SGT PM Paulo Marcelino de Castro.

A mudança para então Batalhão de Polícia ocorreu no ano de 1985, sendo criado e instituído pelo Decreto Lei n° 2.667 de 10 de maio de 1985, publicado no Diário Oficial do Estado n° 821 de 15 de maio de 1985, pelo então Governador do Estado, coronel do Exército Jorge Teixeira de Oliveira, vindo a efetivar-se assim 2º Batalhão de Polícia Militar – 2ºBPM.

O 2ºBPM instalou-se em um prédio provisório na Rua Soldado da Borracha n° 154/S2, Bairro Urupá, sob o sob o comando do então Capitão PM João Marcos de Araújo Braga. E começou a exercer as atividades de Polícia Militar efetivamente na rua Elias Cardoso Balau no bairro Jardim Aurélio Bernardi, com a designação de 2º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR no dia 14 de Setembro de 1985, no prédio onde atualmente está instalado o Comando Regional de
Policiamento II.

Após a construção de um novo pavilhão, em março de 1990, o 2º BPM transferiu-se definitivamente para as suas atuais instalações.
No dia 03 de maio de 1994, o Comandante Geral da PMRO, através da Portaria nº 021/SS/LEG/PM-1 concedeu ao 2º Batalhão a denominação de Batalhão Tiradentes.

Atualmente o 2º BPM é comandado pelo Major PM Yuri Frota Ribeiro Sales, com um efetivo total de 497 Policiais Militares, distribuídos de forma escalonada em 03 Companhias que tem a responsabilidade de executar o Policiamento Ostensivo em 13 localidades no Estado de
Rondônia, sendo 08 municípios e 05 distritos.

 

Fonte: CB PM CLÁUDIA – P-5/2ºBPM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🚨 Clique para acionar o 190