Com o objetivo de intensificar as atividades de policiamento ostensivo geral, em estabelecimentos de ensino e no perímetro escolar, visando a elevar o nível de segurança da população rondoniense, por ocasião de episódios violentos ocorridos em escolas de repercussão nacional, o governo do Estado de Rondônia, determinou a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, planejamento e execução pela Polícia Militar de policiamento preventivo e ostensivo em todas as Escolas públicas do estado.
Desde o dia 25 de abril, quando a Operação Escola Segura foi lançada, não houve registro de ocorrência policial no entorno das Escolas. A Polícia Militar vem atuando com orientações aos corpos técnicos de ensino nas escolas, professores, alunos e pais, fornecendo-lhes conhecimentos técnicos e práticos para implementação de estratégias em seus ambientes escolares, a fim de salvaguardar a integridade física e minimizar riscos.
Para uma padronização de procedimentos em relação à postura dos policiais militares nas possíveis ocorrências que possam envolver atiradores ativos, foi realizada, em Porto Velho, uma qualificação ao profissional de segurança pública, para dar a primeira resposta a essas situações de conflito, capacitando-o a identificar e utilizar, em face das alternativas, os procedimentos operacionais mais adequados na busca de soluções viáveis, tomando decisões acertadas a cada situação encontrada, tendo como base sua função social e a garantia do bem-estar do cidadão.
O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, disse que esta operação, tem mostrado que o governo se preocupa em deixar a comunidade estudantil segura e tranquila na chegada, em sala de aula e na saída dos estabelecimentos de ensino. Quando diretor do Colégio Tiradentes I, em Porto Velho, lembrou ele, determinei todos os procedimentos de segurança dos alunos em torno da Escola.
Texto: Lenilson Guedes
Fotos: PM RO