Topo

cel padilha aeronave surpresaNo distrito de Surpresa a cerca de 200km da sede, Guajará-Mirim, uma dona de casa acionou a Polícia Militar para prender seu irmão, suspeito de estuprar a sobrinha. O indivíduo furtou uma embarcação, conseguiu fugir antes da chegada de uma guarnição da Polícia Militar, porém, por determinação do comandante-geral coronel PM James Padilha, a Polícia Militar vai envidar todos os esforços em diligenciar, localizar e efetuar a prisão do suposto agressor. . Tendo em vista a distância da localidade e o meio de transporte ser o rio, o coronel Padilha, solicitou a Sesdec apoio do Núcleo de Operações Aéreas para fazer o deslocamento até Surpresa e conduzir a vítima e sua genitora até Guajará-Mirim e novamente levá-los ao Distrito.

“A presença do Estado é fundamental no atendimento a qualquer pedido do cidadão no esforço em coibir tão hedionda conduta, infelizmente muito comum nos rincões amazônicos. Além de acolher da menor maneira possível a vítima de tal violência”, disse o coronel Padilha.

O tenente PM Biscmarck de Araújo, responsável pelo policiamento em surpresa informou que a mãe da vítima pediu socorro à Polícia Militar através de mensagem de whatsapp e que de imediato a Policial Militar Auriene Niederauer, ao chegar entrevistou a vítima e confirmou a violência sexual, constatando inclusive que o fato já havia ocorrido diversas vezes, contexto no qual foi informado ainda que “o tio da menor entrava no quarto, tapava sua boca e praticava a violência sexual”.

A vítima de 13 anos apresenta quadro depressivo e possui marcas de arranhado nos braços indicando uma tendência à prática do suicídio, talvez por conta do quadro de violência que vem sofrendo. O acusado, tio da vítima, tem 26 anos e está foragido, sendo que a guarnição está em diligência pelo local no intuito de localizá-lo e prendê-lo, pois segundo informações da mãe da menor vulnerável que foi vitimada, ele, ao saber que a PM fora acionada pela mãe ameaçou a família e prometeu atear fogo na casa.

Deslocamento e crimecel padilha aviao surpresa

Como se sabe, o crime sexual é um crime material e a prova pericial é incontestável para a condenação, pelo que se fez necessário o deslocamento da menor com um responsável até o município de Guajará-Mirim para ser submetida a exame médico de constatação de conjunção carnal, bem como a possível colheita de outras provas materiais, como sêmen, haja vista a possibilidade de tais resquícios serem encontrados nas roupas íntimas da vítima, além de fortes indícios de tais probabilidades.

Distância

O comandante-geral disse que pediu apoio aéreo para se ter uma pronta resposta. Ele também serviu para que fosse melhor acolhida a menor vítima da violência sexual e ainda, tendo em vista que são necessárias 6 horas de viagem subindo o Rio Mamoré, para chegar ao Distrito. Realizar o deslocamento até Guajará-Mirim com a vítima, o retorno para buscar os policiais e novamente deslocamento à Guajará-Mirim, serão necessárias 18 horas de navegação, que só podem serem feitas durante o dia, em virtude dos perigos e bancos de areia do Rio Mamoré, além do fato de que, em sendo capturado o acusado da prática do fato narrado, não será possível conduzir todos na mesma embarcação.

Fonte Dcoms

Jornalista Lenilson Guedes

downloadCampanha Janeiro Branco orienta pessoas a se afastarem de situações que gerem emoções negativas

Com o objetivo de promover a saúde mental do policial militar, o Governo de Rondônia realiza anualmente a Campanha “Janeiro Branco” no início de cada ano. O evento visa uma percepção e reflexão da saúde mental dos profissionais da Segurança Pública rondoniense.

A responsável pela Diretoria de Serviço Social (DISS), capitã PM Magda Marcielle Kwirant Tatagiba, explicou que a Campanha “Janeiro Branco” surgiu em 2013, por meio de psicólogos de Uberlândia (MG), que inspirados na Campanha do Outubro Rosa pensaram em um projeto que instigasse as pessoas a pensarem sobre a própria saúde mental.

A capitã acrescenta que a promoção da Saúde Mental passa pela compreensão de que a saúde emocional é tão importante quanto a física. Ela acredita que, “a adoção de hábitos saudáveis afeta tanto o bem-estar do corpo quanto o da mente”.

A campanha orienta as pessoas para se afastar de situações que gerem emoções negativas, separe um tempo para o lazer, pratique atividade física, tenha uma dieta saudável e cuide da qualidade do sono e mesmo com as orientações de distanciamento social, não se esqueça de dar atenção aos amigos e aos familiares, mesmo que virtualmente.

DISS

“Hoje estão sendo ofertados serviços na modalidade presencial e on-line. “O policial militar que estiver precisando de ajuda poderá encontrar profissionais psicólogos capacitados para lhe atender”, disse a diretora de Serviço Social da PMRO.

Márcia Marcielle comenta que se na cidade em que reside não tiver uma unidade de saúde da PM, o profissional da Segurança Pública pode entrar em contato com a DISS e solicitar que o atendimento seja feito remotamente.

Vale ressaltar que a diretoria oferece atendimento terapêutico, plantão psicológico (casos urgentes, sem necessidade de agendamento), e temos ainda dois protocolos: um para o atendimento quando o policial vivencia eventos críticos, como tiroteio ou qualquer outro evento que possa gerar impacto na sua saúde mental durante o serviço, e outro de atenção psicossocial ao policial militar em risco de suicídio.

“Durante o ano abrimos também inscrições para grupos terapêuticos, cursos e palestras, no formato presencial e on-line, relacionados a promoção de saúde, como o Grupo Calma (MENTE), Curso de Casais e de educação e saúde financeira, entre outras temáticas”, reforça a diretora do DISS.

A Diretoria de Serviço Social da PMRO está disponível por meio da Central de Agendamentos, nos Telefones (69) 98482-7137 e (69) 3216-8869.

Fonte
Texto: Lenilson Guedes
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

sgt barrosÉ com imenso pesar que a Polícia Militar de Rondônia  comunica o falecimento do 2º Sargento PM RR Osvaldo Pereira Barros.

O militar, da reserva remunerada, faleceu em consequência de diabetes. Ele submeteu-se a uma cirurgia e teve infecções generalizadas.

Ingressou na Polícia Militar em 01/08/1988 e pediu sua reserva remunerada em 21/07/2009. Recebeu as Medalhas de Dedicação Policial Militar de 10 e 20 Anos.

Policial Militar dedicado. Sempre pronto a cumprir missões que lhes foram atribuídas. Cumpriu com afinco e garbo todas as missões que lhes foram repassadas de forma destemida e responsável. Homem memorável que será eternizado nos anais desta corporação. Extensivo a toda família.

Rogamos a Deus para que conforte seus amigos e familiares neste momento de dor e tristeza, e receba nosso companheiro em um bom lugar ao seu lado.

Quartel em Porto Velho-RO, 16 de janeiro de 2022

.

JAMES ALVES PADILHA - CEL QOPM

Comandante-Geral da PMRO

 

 

     
  download   

Polícia Militar - PM

  

EDITAL Nº 1/2022/PM-CP4

O COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e IV do artigo 14 do Regulamento Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia (R-12-PM), aprovado pelo Decreto n° 26.648, de 17 de dezembro de 2021, visando à convocação de Policiais Militares da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Estado de Rondônia, nos termos da Lei nº 1.053, de 22 de fevereiro de 2002, regulamentada pelo Decreto n° 9.841, de 22 de fevereiro de 2002, e artigo 10 da Lei n° 5.245, de 07 de janeiro de 2022, torna público a abertura das inscrições do Processo Seletivo para Formação do Cadastro de Reserva de Oficiais e Praças do Corpo de Voluntários Militares do Estado da Reserva Remunerada, mediante as condições estabelecidas neste Edital e na citada legislação.

(Somente para Policiais Militares da Reserva Remunerada)

O envio de inscrições e exames devem ser via Sistema Eletrônico de Informações - SEI. Os candidatos que não possuírem acesso ao SEI, devem encaminhar através de qualquer Unidade PM via Sistema Eletrônico de Informações - SEI, para a Coordenadoria de Pessoal, PM-CP.

- EDITAL Nº 1/2022/PM-CP4

Ficha de Inscrição e ou regularização para o cadastro de reserva

Cronograma de Atividades do 1ª trimestre do ano de 2022, para aplicação do Teste de Aptidão Física.

MÊS DE REFERÊNCIA

INSCRIÇÕES

RESULTADO DAS INSCRIÇÕES E CONVOCAÇÃO PARA O TAF

APLICAÇÃO DO TAF

FEVEREIRO

24/01/2022 a 08/02/2022

Até o dia  14/02/2022

Às 7h30 do dia 18/02/2022

MARÇO

03/03/2022  a 17/03/2022

Até o dia 24/03/2022

Às 7h30 do dia 31/03/2022

ABRIL

01/04/2022 a  15/04/2022

Até o dia 22/04/2022

Às 7h30 do dia 29/04/2022

 * Inscrições até às 00h00 do último dia.

                                           * * * PROCESSOS SELETIVOS PARA CONVOCAÇÃO ABERTOS * * *   

leaoÉ com imenso pesar que a Polícia Militar de Rondônia  comunica o falecimento do 2º Sargento PM Ely da Silva Leão.

O militar sofreu um Acidente Vascular na Cerebral(AVC) desde a véspera de Natal.

O 2º sargento PM Leão, estava lotado na Ajudância Geral, ingressou na corporação em 1988 e trabalhou por muito tempo no no 1º Batalhão de Polícia Militar (1ºBPM, além de passar por outras Unidades. 

Policial Militar dedicado ao serviço operacional cumpriu com afinco e garbo todas as missões que lhes foram repassadas de forma destemida e responsável. Homem memorável que será eternizado nos anais desta corporação. Extensivo a toda família. O dedicado militar possuia em sua ficha funcional 30 elogios e 03 (três) condecorações, sendo uma delas a Mérito Policial Millitar.

Rogamos a Deus para que conforte seus amigos e familiares neste momento de dor e tristeza, e receba nosso companheiro em um bom lugar ao seu lado.

 

 

 

 

 

 

 

Quartel em Porto Velho-RO, 13 de janeiro de 2022.

JAMES ALVES PADILHA - CEL QOPM

Comandante-Geral da PMRO

 

 

 

Página 1 de 731

Please publish modules in offcanvas position.