Topo

Batalhão Tiradentes - Polícia Militar tem avanços nas áreas operacionais e culturais

celalmeidajipaformatura copyEm sua visita ao 2º Batalhão de Polícia Militar, Batalhão Tiradentes, em Ji-Paraná, nesta sexta-feira, 9, o comandante-geral da Corporação, coronel PM Alexandre Almeida, juntamente com o subcomandante-geral, coronel PM Plínio Sergio, falou sobre as realizações em seu comando que vêm atendendo aos anseios da tropa. Cursos e aperfeiçoamentos oferecidos e realizados, melhorias salariais (aprovadas recente), entrega de equipamentos, são compromissos que estão sendo cumpridos pelo governador coronel Marcos Rocha e o Secretário de Segurança, coronel Pachá.

O comandante explicou aos policiais militares que os cursos e aperfeiçoamentos previstos estão sendo todos realizados. Quanto a novas turmas, buscou o CFS – Curso de Formação de Sargentos, como exemplo: faltando um mês para o encerramento, faremos nova planilha para apresentar o número de vagas. Não se admite como aconteceu com o CHOA, terminar o Curso e não ser promovido. “E até mesmo despromoção. Não admitimos isso”.

Falou de sua visita a IGPM – Inspetoria Geral das Polícias Militares e conseguiu desburocratizar a compra de armas pela Corporação. Muitas vezes demandava anos para finalizar a autorização e compra. “Podemos adquirir o armamento previsto com brevidade. “Também as emendas parlamentares tem nos dado maior celeridade na aquisição de equipamento e materiais utilizados pela Polícia Militar”.

A PM tem avançado bastante com cursos em EAD, especialização. Primeiro curso de especialização ambiental, cuja adesão foi do Batalhão de Policiamento Ambiental e alguns policiais militares de outras Unidades se inscreveram. É muito bom para a carreira militar. Façam cursos, procurem se qualificar busquem novos conhecimentos. Anunciou a conclusão da pós-graduação em direito ambiental pela escola da Magistratura.

Construção do quartel em Parecis, com dinheiro de um leilão. Em Candeias do Jamari, conseguimos tirar a terceira companhia do 5º Batalhão, de um lugar inóspito para um quartel que tem toda estrutura de qualidade para bem atender aos policiais militares e a comunidade. Os policiais militares estão em um quartel próprio. Foi uma parceria com a prefeitura, comandante do 5º Batalhão e comandante-geral. Lançamento do Livro da Guarda Territorial. Um trabalho capitão PM Tarciso que tem mestrado e já busca o doutorado. Uma grande alegria sabermos que em nossa Polícia Militar temos doutores, mestres e uma infinidade de pós-graduados.

celalmeidajipacanil copy

“Estamos em estudos para analisar sobre o Curso de Formação de Cabos. Uma nova proposta está sendo elaborada para melhor equacionarmos esta graduação. Sobre cursos que não estejam regulamentados para recebimento da gratificação prevista, estamos buscando o reconhecimento através de uma forma legal. Busquem todas as informações em nosso site. www.pm.ro.gov.br, lá é o nosso canal de informações reais.

Emendas parlamentares, Lei 1063, recursos de 4 milhões para aquisição de material destinado a comunicação social, compra de material para toda Corporação e não apenas a capital, estes e outros assuntos foram tratados na visita do comandante. “A minha vinda aqui, além de apresentar estes benefícios a nossa Polícia Militar, é de agradecer a todos pelo trabalho que engrandece nossa Polícia Militar e nosso Estado”.

O major PM Frota comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, em Ji-paraná, apresentou ao comandante-geral o Batalhão Tiradentes que tem a responsabilidade de atender aos chamados da população em 13 localidades e “mesmo diante de várias dificuldades, realizamos um policiamento a contento, graças à vontade e dedicação dos policiais militares que integram esta Unidade, servindo e protegendo a nossa comunidade e a nossa instituição”. É gratificante, completou receber o comandante coronel Almeida e o subcomandante coronel Plínio.

Medalhacelalmeidajipamedalha copy

Durante a reunião de Oficiais ocorrida nas dependências do 2º BPM, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Almeida e o subcomandante-geral coronel PM Plínio receberam a  Medalha Mérito Batalhão Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Rondônia, destinada a distinguir e galardoar, anualmente, personalidades e instituições civis e militares, que tenham prestado relevantes serviços e contribuições ao 2º Batalhão de Polícia Militar. Devido à pandemia a entrega havia sido adiada e ontem, foi feita a entrega. 

Homenagem

Enquanto o coronel Almeida pediu um minuto em silêncio como singela homenagem ao coronel PM RR Júlio Iago Vieira Trindade, falecido no dia anterior, o major PM Frota lamentou a morte do coronel PM Iago, destacando o valor que ele tinha junto a tropa. Um homem dedicado a família e a ajudar a quem o procurava, sendo “uma grande perda. Para quem o conheceu, sabe muito bem de sua capacidade operacional e sempre pronto para dar uma orientação ecumênica a quem o procurava”.

 

Fotos: Sargento PM Raicinaluz Coeli

Texto: Jornalista Lenilson Guedes