Topo

hostgator coupon 60 off

Abordagens policiais durante a Operação Nova Mutum

Contato Invasores

A Polícia Militar de Rondônia (PMRO) vem a público esclarecer sobre matéria publicada no Portal G1 Rondônia na data de ontem, 20 de outubro, com o título: “Vereador denuncia abordagens brutas de policiais que atuam na Operação Nova Mutum, em RO”.

Esclarecemos que a Operação Nova Mutum está ocorrendo presencialmente desde o último sábado, 16, onde a Polícia Militar encaminhou tropas convencionais e especializadas, bem como diversos órgãos públicos em apoio para realizarem o policiamento ostensivo preventivo na região, objetivando dar mais segurança aos profissionais de segurança pública que estão participando da reintegração e manutenção de posse nas fazendas desde o dia 19 de outubro, bem como para os moradores locais, inclusive para os próprios invasores.

O policiamento preventivo da operação ocorre com a realização de postos de bloqueios e controle de estradas, visando prover a segurança de todas as pessoas que circulam na região, primando pelo restabelecimento da ordem pública e preservação do patrimônio, por ser uma área de iminente risco, com históricos de invasões de terras. 

Que a PMRO desconhece qualquer fato de violência física por parte dos integrantes da Operação Nova Mutum contra os invasores da região e moradores locais. Que até o presente momento, todos os contatos com os invasores estão sendo realizados de forma pacífica e sem truculência, respeitando a dignidade da pessoa humana, sem uso da força. 

Ordem pública na região

Um dos objetivos da Operação é prover a segurança dos Oficiais de Justiça no cumprimento das decisões judiciais proferidas em desfavor dos invasores, a fim de reintegrar e manutenir a posse das fazendas invadidas, resgatando assim a ordem pública da região, por intermédio do patrulhamento rural. Todo esse processo demanda, obviamente, paciência daqueles que são moradores legítimos da localidade, vez que as ações policiais decorrem para que, de forma preventiva, seja evitado o cometimento de crimes ambientais, crimes contra as pessoas e ao patrimônio, bem como também a captura de foragidos da justiça, apreensão de armas de fogo, substâncias entorpecentes e outros materiais ilícitos que possam vir a trazer maior risco na execução da operação. Automaticamente a ordem pública na região durante o cumprimento das decisões judiciais tem sido resgatada gradativamente.

Aparato tecnológico

A Operação Policial acontece com altos parâmetros tecnológicos na área de comunicações com o uso de rádios transceptores digitais e câmeras para registros de imagens em tempo real (drones, bodycams), que equipam os policiais militares, bem como as viaturas, sendo também instalado câmeras nos postos de bloqueio e controle de estradas, com o intuito de registrar a legitimidade das ações policiais em abordagens policiais e fiscalizações na região invadida.

A Polícia Militar de Rondônia não pactua com ações arbitrárias que descumpram os preceitos fundamentais da pessoa humana. A Operação Nova Mutum tem sido executada para o cumprimento da lei e garantia da ordem na região. 

Outras informações poderão ser concedidas pela Assessoria de Imprensa da DCOMS por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Imagens: ST PM Sérgio

Fonte: Diretoria de Comunicação Social

 

-- NOTÍCIAS PMRO -- 

 

IMAGE Fã Mirim da PMRO recebe visita de equipe de policiais militares
Terça, 30 Novembro 2021
Admirador incondicional da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) e que sonha ser policial quando se tornar adulto, o pequeno Davi Lucas de apenas seis (06) anos de idade, morador da Zona Leste da Capital, recebeu a visita da Patrulha Maria da Penha e Patrulha Escolar do 5º Batalhão de Polícia Militar (5ºBPM)- Batalhão Belmont, na quarta-feira,25. O menino que é fã da PMRO e se encontra em... Leia Mais...
IMAGE Com modernização, reajuste salarial histórico e promoções, Polícia Militar de Rondônia comemora 46 anos
Terça, 30 Novembro 2021
A valorização dos policiais militares foi destacada na segunda-feira (29), durante a solenidade em comemoração aos 46 anos da Polícia Militar de Rondônia, realizada no Comando Geral da PM, em Porto Velho. A Corporação tem conquistado avanços com ações do Governo de Rondônia com investimento em capacitação, tecnologia, novas viaturas e equipamentos. O governador de Rondônia, Marcos... Leia Mais...
IMAGE Polícia Militar realiza prisão de foragido suspeito de ser líder de invasões de terra em Rondônia
Domingo, 28 Novembro 2021
A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), por meio do Batalhão de Polícia de Fronteiras (BPFRON), em conjunto com o 6° Batalhão de Polícia Militar (6ºBPM) e a Polícia Rodovária Federal (PRF), realizaram a prisão de um homem de 35 anos de idade, suspeito de ser a atual liderança de uma suposta liga de camponeses, as quais invadiram diversas fazendas na zona rural de Porto Velho e... Leia Mais...
IMAGE Polícia Militar de Rondônia participa da 1ª Jornada Nacional de Policiamento Rural em Sinop, Mato Grosso
Sexta, 26 Novembro 2021
O governo do Estado de Rondônia, por meio da Polícia Militar, participou esta semana em Sinop, Mato Grosso, da 1ª Jornada Nacional de Policiamento Rural promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O evento teve por objetivo debater e compartilhar experiências e boas práticas sobre o policiamento rural no país. O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM... Leia Mais...