Topo

hostgator coupon 60 off

A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), através do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu seis (06) caminhões transportando madeira irregular na linha conhecida como Travessão Eletrônica, zona rural do município de Cujubim, na madrugada do dia 12 de maio de 2022.

De acordo com a equipe, durante patrulhamento ambiental na região, abordou os seis caminhões que estavam trafegando em comboio transportando madeiras in natura, na abordagem aos veículos, foi perguntado aos motoristas sobre a licença do órgão ambiental competente para o transporte, afirmaram não possuir o DOF (Documento de Origem Florestal), documento que autoriza o transporte da madeira e outros produtos de origem florestal.

caminhões cujubim 12 05 2022.jpeg

A equipe de policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), constatou mais de 100 metros cúbicos de madeira sendo transportada irregularmente pelos caminhões. Conforme a legislação vigente, os caminhões e as madeiras foram apreendidos, sendo Termo Circunstanciado de Ocorrência aos infratores, para que compareçam em juízo.

A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental, informa a população que transportar ou guardar madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal sem autorização do órgão ambiental competente configura crime ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas em lei e orienta a população a denunciar imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do 190, ou do disque-denúncia do Batalhão de Polícia Ambiental através do telefone  (69) 99995-6874 (WhatsApp).

caminhões cujubim 12 05 2022

 

No dia 05 de maio, policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) ao realizaram operação ambiental na região de Ariquemes resultou na desarticulação de um grupo de criminosos ambientais que explorava a floresta nativa realizando desmatamento e o corte de árvores centenárias. A operação resultou na apreensão de quase 300m³ de madeira em toras e nove veículos utilizados no crime entre caminhões, tratores e uma caminhonete.

OC MDO FOTO DRONE1
Com a ajuda do drone, os policiais ambientais conseguiram visualizar a ação dos criminosos e constatar o dano ambiental. Mais policiais foram acionados para apoiar na operação, juntamente com uma equipe de fiscais da SEDAM – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental e o DER - Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes que não poupou esforços fornecendo apoio logístico para realizar o transporte da madeira e dos veículos apreendidos.
O desmatamento florestal pode causar diversos impactos para o meio ambiente, afetando todos os seres vivos, inclusive a perda da biodiversidade e mudança climática. O Batalhão de Polícia Ambiental possui um canal de disque-denúncia: (69)99995-6874 (WhatsApp), denuncie.

 

 

Texto: Sargento PM Roger - P5/BPA

Fonte e fotos: Ocorrência  

comboio caminhão

Na noite do dia 30 de abril de 2022, uma guarnição da Patrulha Ambiental da Polícia Militar, durante fiscalização na região de Jaci-Paraná, Distrito de Porto Velho, interceptou seis caminhões em comboio realizando transporte de madeiras em toras, trafegando no local chamado Ramal do Ibama. E ao perceberem a presença da Polícia Ambiental, cinco dos seis motoristas abandonaram os caminhões e fugiram, permanecendo apenas um. 

Os policiais militares então realizaram a cubagem de toda a madeira utilizando o método geométrico de acordo com instrução dada pela Resolução CONAMA 411/2009 e constataram a volumetria total de 135 metros cúbicos de madeira. 

Deste modo, obedecendo o artigo 25 da Lei Federal 9605/98, os seis caminhões com toda a carga de madeira foram apreendidos e levados ao quartel do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) de Nova Mutum Paraná, onde aguardará decisão judicial sobre o destino dos bens, uma vez que não possuíam autorização do órgão ambiental responsável para o transporte da madeira.

comboio caminhão

Na última quinta-feira, 26, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) intensificou a fiscalização de pesca no Rio Madeira, desta vez no alagado do Rio Madeira na região do distrito de Jaci-Paraná. Ao todo foram apreendidas 17 redes de pesca do tipo malhadeira que somam quase 1500m de comprimento, 4 barcos utilizados para a pesca ilegal e quase 200kg de pescado que foram doados para a entidade beneficente Santa Marcelina, localizada na BR 364, nesta capital.

PESCA REDE PUBLICAÇÃO

Apesar do período de defeso já ter terminado, existem regras para pesca que devem ser seguidas conforme a legislação. No caso do uso das redes de pesca, elas só podem ser utilizadas por pescadores profissionais, devem estar armadas a mais de 100 metros umas das outras e também devem ser da malha 8cm ou superior, conforme inciso XV do artigo 1° do Decreto 14084/2009, o que não ocorreu com as redes encontradas.

Durante a fiscalização não foram localizados os proprietários das redes, contudo foram apreendidas e incineradas, conforme artigo 25 do Decreto Federal 6514/08.

Fonte: P5-BPA

 

-- NOTÍCIAS PMRO -- 

 

IMAGE Destemidos pioneiros - Integrantes da primeira turma do Curso de Formação de Oficiais realizado no Estado de Rondônia é homenageada
Quinta, 19 Maio 2022
Aconteceu na tarde de ontem, 18, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), uma singela homenagem aos oficiais da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), integrantes da primeira turma do Curso de Formação de Oficiais ocorrido no Estado de Rondônia. A homenagem concedida foi "Voto de Louvor", proposta pelo presidente da Casa de Leis, Deputado Estadual Alex Redano, para os 53 oficiais... Leia Mais...
IMAGE CIDADE SEGURA: Ariquemes ultrapassa 30 dias sem registro de homicídios e se consolida como uma das regiões mais seguras do Estado
Quarta, 18 Maio 2022
Ariquemes tem uma população estimada de mais de 110 mil habitantes, sendo a terceira maior do Estado de Rondônia e está há 36 dias sem registro de homicídios. Além de Ariquemes, o 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM) é responsável policiamento nos municípios de Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Rio Crespo, Monte Negro e Distrito de Bom Futuro (Ariquemes). Na terça-feira, 17,... Leia Mais...
IMAGE Operação Parador 27: Forças de Segurança atuam no combate aos crimes de exploração sexual
Quarta, 18 Maio 2022
Entre os dias 2 a 18 de maio, a Polícia Militar de Rondônia - PMRO, por meio do 4º BPM - Batalhão de Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal - PRF, executou a “Operação Parador 27”. As atuações aconteceram de forma Integrada visando uma sinergia entre as forças de segurança, Polícia Rodoviária Federal – PRF e Polícias Militares Estaduais, no planejamento,... Leia Mais...
IMAGE Policiais Militares salvam bebê asfixiado em Vista Alegre do Abunã
Segunda, 16 Maio 2022
A Polícia Militar de Rondônia – PMRO, por meio de uma guarnição pertencente ao 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), salvaram a vida de um recém-nascido, de apenas 08 (oito) dia de vida, após se engasgar durante a amamentação, no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho. O fato ocorreu na noite dia,12, quinta-feira, onde a mãe do bebê informou aos policiais que estava... Leia Mais...