O Governo de Rondônia segue firme no compromisso de fortalecer a segurança pública e valorizar os profissionais da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO). Nesta terça-feira (1), no Teatro Guaporé, em Porto Velho, foi realizada a primeira solenidade de formatura do Curso de Formação de Sargentos (CFS) 2024, evento que representa um avanço significativo na capacitação e reconhecimento dos policiais militares.
Com um investimento de mais de R$1 milhão de reais, o CFS 2024 teve início em 23 de setembro do ano passado e foi realizado em duas modalidades: presencial, com duração de sete semanas, e ensino a distância (EAD), com carga horária total de 910 horas. O curso foi conduzido em polos localizados nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal.
O governador Marcos Rocha destacou a importância da formação continuada na segurança pública. “A capacitação dos nossos policiais militares é fundamental para garantir um serviço de excelência à população. Nosso governo tem investido fortemente na segurança, e essa formatura é um reflexo do nosso compromisso com a valorização dos profissionais e com a segurança dos rondonienses”, afirmou.
O subcomandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Glauber Souto ressaltou a dedicação dos formandos. “Essa jornada de capacitação exigiu empenho e compromisso de cada um. Estamos entregando à sociedade sargentos ainda mais preparados para o enfrentamento dos desafios diários da segurança pública.”
O Secretário Executivo do Governo de Rondônia, coronel Raulino Ferreira, ressaltou a importância do estudo na trajetória militar, lembrando que ingressou na Corporação ainda no posto de soldado. “O estudo eleva o caráter e a moral do indivíduo. Estamos, a todo momento, sendo moldados e aprimorados, o que reflete diretamente no desempenho de nossa função policial. Não podemos esquecer que, hoje, temos uma polícia respeitada pela população e reconhecida nacionalmente de forma positiva. Isso é fruto de uma base sólida construída por homens de caráter e moral”, destacou.
A secretária de Estado da Assistência Social (SEAS) e primeira-dama, Luana Rocha, recordou com emoção os tempos em que acompanhava o esposo, o então governador Marcos Rocha, durante sua trajetória na Polícia Militar. Em seu discurso, Luana ressaltou a importância das conquistas de Marcos Rocha na carreira militar e a emoção de estar ao seu lado a cada novo posto alcançado. “Não se trata apenas de uma promoção, mas da valorização de um profissional. O aumento salarial resultante reflete diretamente em melhores condições de vida para as famílias”, afirmou Luana, destacando o impacto positivo dessas conquistas para os servidores e suas famílias.
A formatura da CFS 2024 foi dividida em duas solenidades. A primeira realizada nesta terça-feira em Porto Velho, reuniu 74 formandos. A segunda será realizada, nesta quarta-feira em Cacoal, com a participação de 106 alunos. O curso iniciou com 181 alunos, dos quais 180 concluíram a capacitação. Infelizmente, houve uma perda significativa com o falecimento do cabo Fábio Martins, que foi homenageado pelos colegas com seu nome designando a turma. O coronel Raulino Ferreira também foi homenageado na ocasião com a Medalha Mérito de Ensino do Centro de Ensino da Polícia Militar do Estado de Rondônia.
A formação abordou temas fundamentais como Cultura Jurídica, Práticas Policiais e Técnicas de Funções Militares. Em Porto Velho, os alunos participaram de treinamentos práticos em Armamento, Munição e Tiro Policial, aprimorando técnicas essenciais para o exercício da função.
TEXTO: Suelen Viana e Arian Pires