Aconteceu na manhã do dia 23 de novembro, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), a visita de orientação técnica do Exército Brasileiro, por meio da 17° Brigada de infantaria de Selva. Na ocasião, o General de Brigada Luciano Batista de Lima, Comandante da Organização Militar referenciada, esteve a frente da visita juntamente com sua comitiva de Oficiais: TC Pinto e Major Otávio.
Um dos objetivos da visita é o estreitamento do vínculo entre a 17ª Brigada de Infantaria de Selva e a Polícia Militar de Rondônia, bem como também de acompanhar as atividades da corporação policial militar.
No cronograma, o Coronel Almeida, Comandante Geral da PMRO, recepcionou a comitiva de Oficiais do Exército, apresentando o efetivo de Coronéis da Corporação, e logo em seguida, houve um mergulho na história de 45 anos da PMRO. O General Lima conheceu um pouco mais da Corporação por meio do Capitães Tarciso e Michelly que apresentaram o Memorial Institucional da PMRO, bem como o Museu Virtual da Corporação, um dos mais estruturados entre as co-irmãs do País. “Buscamos apresentar um pouco da cultura, marcos históricos e evolução da Corporação nos últimos 76 anos, desde a Guarda Territorial” disse o Capitão Tarciso, historiador e pesquisador. O General Lima na ocasião foi presentado com um livro que trata sobre a história da PMRO desde a Guarda Territorial.
Após, foi realizado pelo Coronel Almeida a apresentação atual da Corporação, sendo tratado alguns assuntos sobre: a estruturação da comunicação social da Corporação; o atual quadro organizacional da PMRO; Ensino e instrução, mencionando-se as últimas formações, entre elas o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na modalidade a distância com a participação de oficiais de outros Estados do País. O General Lima massificou a importância do evento para a PMRO e o Exército Brasileiro: “É importante a realizacao dessa visita em forma de conversa para que possamos dialogar acerca de temas importantes para a PMRO, bem como também a troca de experiências entre a Corporações militares” disse.
As campanhas institucionais de idealização da Corporação para os publicos de interesse diversos também foram comentados pelo Comandante Geral: “arrecadamos toneladas de alimentos para distribuir para a população carente e principalmente, difundimos o conhecimento de assuntos importantes para a busca de uma qualidade de vida do nosso publico interno com temas orçamentários de saúde, entre outros” complementa o Coronel Almeida.
Procedimentos protocolares em tempos de pandemia foram adotados com parcerias firmadas junto a órgãos de saúde publica do Estado. Coronel Almeisa enaltece os protocolos de exames e acompanhamentos realizados pelos oficiais de saude da Corporação.
Foi destacado também as aquisições recentes para a sanitização de ambientes de trabalho e viaturas da PM, bem como de máscaras, álcool em gel e máscaras faciais.
As emendas estaduais e federais adquiridas para a PMRO tambem foram debatidas, que efetivaram a construção de benfeitorias em quartéis da Corporação não só da capital como do interior do Estado, aquisição de veículos como embarcação e equipamentos de proteção individual como escudos balísticos, joelheiras e outros.
Também foi comentado acerca da proximidade da PMRO e os outros órgãos, que viabilizaram para a instituição parcerias importantes para realização de cursos e aquisição de logísticas.
A importância da visita viabilizou também uma maior proximidade entre as forças militares, sendo inclusive oportunizado a participação de cursos no âmbito do Exército Brasileiro, como o curso de Equitação, Operações Cibernéticas, Comunicação Social e outros.
Realização de operações policiais como: Presença Marcante, Ponto Cego, Paz no Campo, Paz no Trânsito, reintegrações de posse e outros foram comentadas pelo Coronel Almeida que enfatizou as ações preventivas da Corporação quanto a manutenção da ordem pública no Estado. O General Lima parabenizou a realização da segurança nas eleições municipais, operação policial mais recente realizada pela Corporação: “Parabenizamos a PMRO pela competência em realizar um bom trabalho nas operações policiais frente aos planejamentos e execução, em especial nas eleições municipais, assumindo o seu compromisso constitucional com maestria” disse o Oficial General.
O uso da tenologia na corporação também foi elencado pelo Coronel Almeida frente as suas vantagens para boas práticas de seguranca pública. “O TCO empondera a policia, falicita no tempo resposta para a sociedade, traz economia para o Estado e garante mais equipes no policiamento ostensivo. Hoje a PMRO aplica o sistema de tecnologia embarcada em todo o Estado” comentou o Comandante-Geral.
Projetos institucionais cosagrados como a Patrulha Maria da Penha foram comentados. As parcerias com o Tribunal de Justiça e a central de denúncias de violência doméstica dinamizam o projeto que tem dado muitos frutos para a prevenção da violencia doméstica em Rondônia.
Também estiveram presentes no evento, os Coronéis PPMM: Plinio (Subcomandante-Geral), Vanderley (Chefe do Estado Maior Geral), Alexandre (Coordenador de Planejamento Operacional), Drayton (Comandante Regional de Policiamento I), Herton (Coordenador de Ensino), Everaldo (Coordenador de Educação), Áureo (Coordenador de Pessoal) e Agnus (Coordenador Adjunto de Saúde).
Veja mais registros fotográficos em nossa galeria de fotos:
Imagens: Sargento Raicina e Soldado Alfredo
Texto: Capitão Miranda
Fonte: Diretorira de Comunicação Social