Na manhã desta segunda-feira (17), o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) promoveu a solenidade de abertura do Estágio de Geoprocessamento Aplicado aos Incêndios Florestais, Queimadas, Busca e Resgate em Área de Cobertura Vegetal de
Risco e Desastres Naturais 2025 – Turma I. O evento ocorreu no auditório da Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT), em Porto Velho, marcando o início da capacitação de profissionais para o aprimoramento da atuação em operações estratégicas.
O evento contou com a presença de autoridades militares e civis, incluindo o Cel BM Francisco Pinto Andrade Júnior, que representou o Comandante-Geral do CBMRO, o Maj BM Josimar Ribeiro Bragado, da Coordenadoria de Educação, Ensino e Instrução (CEEI), e o Ten PM Jonatas Galiotto dos Santos, representando o Comandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
O estágio, que será realizado entre os dias 17 e 27 de fevereiro, tem como objetivo capacitar os bombeiros militares no uso de ferramentas do Sistema de Informações Geográficas (GIS). Esses conhecimentos são fundamentais para operações como a Operação Verde Rondônia, que visa a proteção ambiental e o combate a incêndios florestais.
A turma inaugural conta com 23 participantes, entre bombeiros militares de unidades operacionais da capital e do interior, integrantes do BPA da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) e servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A capacitação reforça a importância da qualificação técnica para otimizar a resposta a ocorrências que exigem planejamento geoespacial.
A aula inaugural marca o início de um ciclo de treinamentos voltados à qualificação técnica dos bombeiros e seus parceiros institucionais. Além da primeira turma, que conclui as atividades em fevereiro, uma segunda turma do estágio será formada em março.
Com o apoio do Governo do Estado de Rondônia, o CBMRO reafirma seu compromisso com a inovação e o fortalecimento das ações de proteção ambiental e segurança pública.