Com treinamentos diários, desde a Copa de 2014, o cão Atlas passou a ser referência positiva no Estado de Rondônia na modalidade de faro de explosivos.
Durante as Olimpíadas e Paraolimpíadas do Rio 2016, o comando da Força Nacional solicitou a PMRO – Polícia Militar de Rondônia um cão com finalidade específica para encontrar explosivos. Após realizar diversos testes, o Cão e seu Operador, sargento PM Ebsom Baltazar Pereira, foram aprovados com “Excelência” pelo Esquadrão Antibombas da Força Nacional, com a missão de inspecionar todas as instalações olímpicas antes dos “games times”, início dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos e também para realizar o chamado “Lock Down”, que é a inspeção pré-lacre das instalações.
De acordo com o Comandante do Pelotão de Choque, tenente PM Paulo, o cão Atlas chegou a ser referência mundial no cenário da Segurança Pública, graças ao empenho do seu Operador, sargento PM Baltazar e dos comandantes da Corporação, somado com o apoio incondicional da 3ª Vara Criminal de Ji-Paraná, que de forma pontual acreditou no sucesso do Canil, encaminhando gradativamente recursos para custear treinamentos, equipamentos de EPI’s e para a manutenção da estrutura física do Canil.
“Este Comando agradece o apoio irrestrito do Poder Judiciário ao nosso Batalhão que de forma proativa, aumenta a confiança da sociedade no tocante a tranquilidade pública e a paz social”, finalizou o Oficial.
*
Fotos e fonte soldado PM Luiz
Jornalista Lenilson Guedes