O combate a crimes ambientais, como desmatamento, queimadas e garimpo ilegal conta com mais um reforço para apoiar a Operação Verde Brasil 2 que visa desencadear ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. Trata-se do aplicativo Guardiões da Amazônia (disponível na plataforma Android), onde o cidadão poderá registrar com foto e coordenada geográfica o local exato de uma queimada ou de outros crimes ambientais. A informação será repassada ao órgão fiscalizador para que sejam tomadas as providências.
A plataforma Guardiões da Amazônia é integrada de trabalho para dar apoio aos mais diversões órgãos que combatem estes desmandos, possibilitando a estes uma ação de forma conjunta. O Guardiões da Amazônia Nasce junto com a Operação Verde Brasil 2. A denúncia poderá ser feita de forma anônima.
Coordenada pela vice-presidência da República, Operação Verde Brasil 2 tem apoio de agentes de fiscalização da Sedam, Polícia Militar do Estado de Rondônia, por meio do Batalhão da Polícia Ambiental (BPA); Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec); Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam); Defesa Civil; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e Forças Armadas (Exército Brasileiro, Aeronáutica, Polícia Federal).
A ferramenta foi criada diante da necessidade de se ter um instrumento que facilite a interação da população com os órgãos de fiscalização para proteger a floresta amazônica.
Em Rondônia, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva lidera os planejamentos estratégicos propostos pelo Conselho da Amazônia, capitaneado pelo vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, em atividades de fiscalização e combate ao desmatamento das florestas tropicais da região.
O aplicativo móvel pode ser baixado em qualquer telefone celular que utilize a plataforma Android e pode ser encontrado com simples pesquisa pelo nome “Guardiões da Amazônia”.