Polícia Militar de Rondônia

Comandante Geral

REGIS WELLINGTON BRAGUIN SILVERIO

REGIS WELLINGTON BRAGUIN SILVERIO - Coronel PM

Comandante Geral da PMRO

REGIS WELLINGTON BRAGUIN SILVERIO, CORONEL PM do Quadro de Oficiais Combatentes, possui 41 anos de idade, nascido no dia 09 de março de 1982, natural de Cascavel – PR. Filho de Ataide Silverio e Jandira Garbulhe Braguin. Pai de Daniel, Rafael e Rachel Braguin. Ingressou nas fileiras da Corporação em 20 de dezembro de 2002, como soldado.

Fez o Curso Formação Básica CFB-PMRO, na cidade de Ji-Paraná – RO. Após findar o referido Curso foi classificado para exercer suas funções laborais no 2º BPM, especificamente, no município de São Francisco do Guaporé – RO, e em seguida, na cidade de Jí-Paraná).

Sendo então o primeiro Comandante-Geral da PMRO que ingressou na Corporação como soldado.

No ano de 2006 foi aprovado no Concurso para Oficial da Polícia Militar do Estado de Rondônia e designado para frequentar o Curso na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Em 2010, após terminar com êxito o Curso de Formação de Oficial – CFO, foi incluído no efetivo do 7º BPM (4ª Cia do 7º BPM – Buritis). No ano de 2014, foi transferido para o 2º BPM (Ji-Paraná), Unidade onde exerceu suas funções até o ano de 2018, quando foi transferido para a extinta  Companhia de Operações Especiais em  (Porto Velho). Já no ano de 2019 até o dia 18 de julho de 2023, exerceu a função de Diretor de Operações da Casa Militar. 

Durante sua carreira militar exerceu as funções de:  Chefe do Núcleo de Inteligência do 7º BPM em 2010; Chefe do Núcleo de Inteligência do 2º BPM em 2014; Chefe da Divisão Operacional do 2º BPM em 2015; Cmt da 1ª Cia PO/2º BPM em 2016; Cmt da 2ª Cia PO/2º BPM em 2016; Chefe da Divisão Operacional do 2º BPM em 2017; Cmt da Companhia de Operações Especiais – COE posteriormente Batalhão de Policiamento de Choque em 2018 e antes de assumir o cargo de Comandante-Geral da Polícia Militar, exercia a função de Diretor de Operações da Casa Militar, desde de 2019. Possui diversas condecorações, como as medalhas Mérito Batalhão Tiradentes – 2º BPM/PMRO; Mérito Casa Militar – PMRO; Mérito Batalhão Rondon – 1º BPM/PMRO; Medalha Comemorativa Mérito de Trânsito – BPTRAN PMRO; Imperador Dom Pedro II – BMRO; Mérito Batalhão Ambiental – PMRO; Mérito Forte do Príncipe da Beira – PMRO; Mérito Policial Militar – PMRO; Dedicação Policial Militar – 10 Anos; Dedicação Policial Militar – 20 Anos.

Ainda concluiu com aproveitamento vários cursos civis e militares, entre eles destacamos; Curso de Formação Básica Policial Militar – CFBPM pela nossa briosa Polícia Militar do Estado de Rondônia; Curso de Formação de Oficiais – CFO, sendo Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Polícia Militar do Estado de São Paulo; Curso de Condutor de Veículo de Emergência pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania; Curso de Unidades Especializadas de Fronteiras através da  Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça;  Curso de Patrulhamento Tático Móvel – PATAMO, pela Polícia Militar do Distrito Federal; Curso de Introdução à Atividade de Inteligência através da Secretaria Nacional de Segurança Pública; Curso de Análise de Inteligência Nível de Produção do Conhecimento através da Secretaria Nacional de Segurança Pública;

Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO por meio da Instituição Corpo de Bombeiro Militar de Rondônia; Curso de Operador de Máquinas pesadas; Curso de Pilotagem Esportiva pelo Roberto Manzini Centro de Pilotagem no autódromo de Interlagos, São Paulo; Curso de Proteção de Autoridades pela Casa Militar do Governador da Bahia; Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo; Pós Graduado em Estudos Avançados sobre o Crime Organizado e Corrupção pela Escola de Magistratura do Estado de Rondônia.

Condecorações e elogios

  • Mérito da Casa Militar – Governo de Rondônia;
  • Mérito Batalhão Mamoré – 6º BPM/PMRO;
  • Mérito Batalhão Ambiental – BPA/PMRO;
  • Mérito De Trânsito – BPTRAN/PMRO;
  • Medalha Jubileu de 40 Anos – PMRO;
  • Dedicação Policial Militar (2º Decênio) – PMRO;
  • Medalha Mérito Forte do Príncipe da Beira – PMRO;
  • Mérito de Ensino – CE/PMRO;
  • Mérito “Governador Jorge Teixeira de Oliveira” – SESDEC;
  • Mérito do Imperador D. Pedro II – CBMRO;
  • Mérito Policial Militar – PMRO;
  • Mérito Marechal Rondon (Grau de Oficial) – Governo;
  • Honra ao Mérito Cultural – PMRO e;
  • Dedicação Policial Militar (1º Decênio) – PMRO.

Somam 26 elogios em sua ficha individual ao longo de mais de 29 anos de carreira militar.

Em troca de Comandante Geral...