Polícia Militar de Rondônia

MINISTRO ANDREAZZA

Ministro Andreazza

MINISTRO ANDREAZZA – 4º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

4º GP POL OST 2ª CIA POL

End.: Rua Tiradentes, 5290, Centro

Tel.: (69) 3448-2390

Comandante: 3º SGT PM Vaguisclei Amâncio de Carvalho

  

Ministro Andreazza

 

Histórico

Para se entender como aconteceu a formação do grupamento de Polícia Militar de Ministro Andreazza foi necessário ouvir o relato dos policiais mais antigos que contribuíram para a formação daquele, já que não existem documentos oficiais quanto a este fato histórico.

 

Em 1989, aproximadamente em setembro, os policiais CB PM Oliveira, SD PM Novais, SD PM Dirceu, SD PM Ozete, SD PM Ribeiro, SD PM Cavalari e SD PM Vanderlei foram lotados no distrito de Nova Brasília, para a fundação de um novo grupamento policial naquela localidade. Antes de 1991 o município de Ministro Andreazza era um distrito de Cacoal intitulado de Nova Brasília.

 

Quando os policiais chegaram ao distrito, os mesmo se instalaram na casa de Trânsito do Estado, onde hoje fica localizada a Câmara Municipal de Vereadores. O GP funcionou provisoriamente neste local por um ano e meio. Este quartel também servia de casa para os policiais solteiros que ali trabalhavam e para alguns professores que trabalhavam para o governo estadual.

 

Em 1991 ficou pronta a construção do quartel de Nova Brasília, que neste mesmo ano o distrito seria considerado município e a partir deste momento seria chamado de Ministro Mario Andreazza.

 

O quartel foi construído na Avenida Tiradentes, no qual foi feito uma sala de recepção, uma sala de comando, uma sala administrativa uma dispensa, uma reserva de armamento, um alojamento e um banheiro. Os próprios policiais construíram dois campos de futebol, para que fosse possível uma maior integração com a comunidade. Além disso, os policiais também construíram um barracão no fundo do quartel, o qual serviria para a realização de eventos entre a corporação e também plantaram árvores frutíferas por todo quartel.

 

Quando foi implantado o GP nesta cidade, obteve primeiramente um carro emprestado da prefeitura, depois foi doado um carro TOYOTA da SEAD que ficou com o grupamento por muitos anos, até a chegada de nova viatura um GOL.

 

Quanto aos comandantes deste GP, em 1989 o primeiro comandante foi CB PM OLIVEIRA, que depois de alguns meses foi transferido e CB PM ROMÃO assumiu este posto. Em 1991, o comando foi passado ao SGT PM DA MATA, já que este foi transferido para Ministro Andreazza e era mais antigo. No ano de 1995, o SGT PM DA MATA foi substituído pelo SGT PM EDUARDO. Por volta de 1999, o SGT PM EDUARDO foi suprido pelo CB PM NOVAIS que comandou o GP até a chegada do SGT VANDERLAN, que comandou até 2005, quando o mesmo foi transferido.

 

Policiais civis passaram a trabalhar no quartel, trabalhando como comissariados, saindo da cidade de Cacoal os mesmos vinham ao GP e tiravam plantão diário. Com o passar do tempo foi montado uma equipe composta por delegado, escrivão e agentes, o que levou a implantação da UNISP. Em 13 de agosto de 2005, o Quartel de Ministro Andreazza passa ser Unidade Integrada de Segurança Pública.

 

De 2005 a 2009 o GP foi comandado pelo SGT PM OZETE, que foi transferido novamente para esta localidade. A partir de 2006 o efetivo aumentou passando a ser de 12 policiais.

Nesta época a cidade de Ministro Andreazza era guarnecida por duas viaturas e três motocicletas. Neste tempo também houve duas reformas nas instalações do quartel, na qual foi ampliada para melhor atender ao público e instalar os policiais civis que chegaram depois da instalação da UNISP.

 

Ainda em 2009 com a saída do SGT PM OZETE o CB PM HUDSON assumiu o comando por aproximadamente quatro meses até a chegada do SGT PM GENECI.

 

Já no ano de 2011 o SGT PM GENECI foi transferido para Cacoal e o SGT PM JOEL assumiu o comando após voltar do curso de sargento. Em 2014, o SGT PM JOEL foi substituído pelo SGP PM ABREU, ato em que o mesmo foi lotado na sede 4º BPM.

 

A estrutura do quartel em 2012 passou por outra reforma, ampliando a área de trabalho da Polícia Militar. Além do que, a Polícia Militar neste município possuía uma viatura locada ( L200) e três motocicletas.

 

Na data de 09 de dezembro de 2015 o comando do 4º GP foi novamente substituído, sendo que em substituição ao SGT PM ABREU, foi nomeado como comandante o 3º SGT PM AMANCIO, sendo que o mesmo exerce tal função até a presente data.

 

Atualmente o 4º Grupamento da Policia Militar da cidade de Ministro Andreazza – RO possui a disposição duas viaturas para o desempenho de suas funções, sejam operacionais bem como administrativas, compreendendo uma L200 Triton placa NCB 5301 e uma Palio Weekend placa NDT 0895, ambas locadas pelo governo do estado de Rondônia. O grupamento de Polícia Militar de Ministro Andreazza conta com 15 policiais a disposição para o serviço.

Fonte: 4º BPM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *