ALTO ALEGRE DOS PARECIS

End.: Av. Afonso Pena, 3878, Centro

Alto Alegre dos Parecis Cópia

Histórico

No dia 16 de janeiro de 1990 foi inaugurado o quartel da Polícia Militar do Distrito de Alto Alegre dos Parecis/RO, situado na Av. Marechal Rondon, s/nº., Bairro Centro, com um efetivo de quatro Policiais Militares.

Na ocasião o quartel foi construído de madeira pela população local, tinha como responsável pelo distrito o Sr. Valdir Alfren, que por sua vez estava subordinado ao prefeito de Alta Floresta D’Oeste Sr. José Pereira de Assis, popular “Zé veio”.

A Polícia Militar não possuía viatura, nos atendimentos à ocorrências e condução de agentes apanhava emprestado o Jeep do popularmente conhecido Senhor Pedrão da Serraria.

No dia 22 de junho de 1994, o distrito de Alto Alegre foi emancipado passando a município. Em 1995 o Sr. Antonio Morimoto, fez doação de uma área localizada na Av. Afonso Pena com a Rua Marechal Deodoro da Fonseca para uma nova construção do quartel.

O Comandante do destacamento Cb PM Gilberto iniciou a obra com doações de materiais de construção oriunda da comunidade local e a mão de obra foi executada pelos Policiais Militares da época.

Meado de 1992, o Cb Pm Gilberto, foi transferido para Rolim de Moura, em substituição assumiu o comando o Cb PM José Alves, e deu continuidade a construção e concluiu a obra.

Em 1997 chega à primeira viatura, um gol 1000 usado, o Cb J Alves é transferido para Porto Velho no ano de 1999, fica respondendo pelo comando o Cb PM Álvaro Rodrigues Duarte, até a chegada do novo comandante Cb PM Sérgio Paulo da Silva, que no mesmo ano foi transferido para Santa Luzia D’Oeste, então assume o comando o Cb PM Gilberto Santos Khun que ficou no comando do Grupamento até janeiro de 2001. Ficando respondendo pelo comando o Cb PM Duarte.

No dia 15 de março de 2001, o Cb PM Adílio Alves Canaza, assumiu o comando onde se encontra até a presente data. Durante o período de 2001 a 2008, foram feitas diversas reformas no Quartel, pelo motivo de ser construído com materiais de baixa qualidade e o prédio sem estrutura.

Em 2007 o Sgt Canaza, pediu auxílio ao Poder Judiciário com finalidade de reforma e ampliação do prédio, sendo acatado pelo Juiz da Comarca, onde destinou alguns TC para compra de materiais de construção, instalação elétrica e hidráulica.

Em 2009 o Quartel apresentava rachaduras em diversos pontos e a estrutura do prédio estava comprometida, razão em que fizemos uma reunião com os Policiais Militares, com a finalidade de construir um novo Quartel, pois tínhamos boa parte do material comprado, e os policiais se prontificaram em suas horas de folga do serviço ajudar na construção.

A construção do no quartel foi iniciada em março 2009 tendo como data de término mês de agosto de 2010. Atualmente temos um Quartel com uma área construída de 09.00mts x 17.00mts, totalizando 153 m², duas viaturas e um efetivo de 15 (quinze) Policiais Militares.

Atual comandante é o SUB TEN PM Adílio Alves Canaza.

Fonte: 4º BPM

1 comentário em “ALTO ALEGRE DOS PARECIS”

1. Geovane ramos Cardoso

Sou de Flor da Serra, tenho 17 anos meu sonho é ser um Policial Militar como vocês. Admiro muito os seus trabalhos que um dia posso estar no mesmo ramo. Muito prazer. Geovane Ramos Cardoso. Vocês são os melhores entra em contato comigo me ajuda me dá uma dica para me tornar um policial militar