O Curso de Capacitação de IMPO (Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo) foi realizado nos dias 29, 30 e 31 de junho, nas instalações da Diretoria de Ensino, em Porto Velho. A capacitação foi oferecida a oficiais e praças da Polícia Militar de Rondônia pela Condor, empresa de referência internacional, grande parceira da PMRO ao longo desses anos.
O curso serviu para atualizar os policiais militares por meio de uma metodologia própria e sistemática de treinamento, quanto a atuação direta na prevenção de crimes, controle, pronta resposta e situações diversas que requeiram intervenções específicas com o IMPO.
Com treinamento prático e teórico ofertado durante os três dias pretende-se aumentar a capacidade do policial militar para atuar em situações onde armas de menor potencial ofensivo dão suporte a atividade fim. Segundo a doutrina, o correto uso do IMPO pode ser suficiente para impor a lei, reestabelecer a ordem pública e evitar que policiais, terceiros e até infratores sejam feridos ou mortos em operações. Além disso, as armas de menor potencial ofensivo dão suporte ao uso da arma de fogo e resguarda os preceitos de Direitos Humanos, Polícia Comunitária e da Identidade Organizacional da PMRO.
O curso teve como público alvo o efetivo da Companhia de Operações Especiais – COE, além de policiais do 5º, 7º, 4º e 3º Batalhões, que serão multiplicadores da tecnologia em suas respectivas localidades. Ao final os policiais militares serão certificados pela CONDOR.
Entre as atividades estão exercícios de contaminação, descontaminação e uso de EPIs (máscaras contra gases) com agentes químicos; manuseio e arremesso com granadas não letais, de emissão lacrimogênea e explosivas; disparos com cartuchos de emissão de fumaça lacrimogênea e colorida de sinalização; disparos com munições de impacto controlado no calibre 40x46mm – munições de ponta de espuma e suas variantes e uso de sinalizadores de interesse policial e militar.
FOTOS SD PM Edileusa
JORNALISTA Paula Casagrande